Timbre

Cogead

Coordenação – Geral de Administração

                                                                                                                                   

TÍTULO:

Pagamento de Bens e Serviços

GESTOR DO DOCUMENTO

Defin/Setes

CÓDIGO DO PROCEDIMENTO

POP 020003300/001

 

Nome do responsável pela elaboração

Nilceia Araujo de Oliveira Lopes

Marcus Vinicius Mendonça de Medeiros     

Nome do responsável pela revisão

Luciana Vivório 

Nome do responsável pela validação

Maria de Lourdes Ferraz Heleodoro

Nome do responsável pela aprovação

Flavia Silva

 

VIGÊNCIA:  DOIS ANOS

VERSÃO:

03/2023

 

HISTÓRICO DE REVISÕES

N° da versão

Descrição e/ou itens alterados

00

Criação do procedimento.

01

Incluído no item 08 as telas do sistema SIAFI e de novos procedimentos.

02

Alteração do título - de: procedimento de Pagamento de dispensa suprimentos de fundos contratação PF e material permanente para: Pagamento de Bens e Serviços. Excluído o pagamento de recibo de pagamento de autônomo, pagamento de suprimento de fundos.

03

Inclusão do Item 7.1 Recebimento dos processos eletrônicos via SEI no SEPAG, para Realização de Pagamento de Faturas .

 

 

 

 

 

 

 

Sumário

1 Objetivo

2 Documentos de referência

3 Documentos complementares

4 Campo de aplicação

5 Siglas e definições

6 Autoridades e responsabilidades

7 Descrição

7.1 Recebimento dos processos eletrônicos via SEI no SEPAG, para Realização de Pagamento de Faturas

7.2 Conferência de Informações no recebimento do processo no SEPAG/COGEAD

7.2.1 Consulta SICAF

7.2.2 Consulta Certidão Trabalhista

7.2.3 Consulta PGFN

7.2.4 Regularidade do empregador 

7.3 Análise processual

7.4 Pagamento de Processo - Prestação de Serviço

7.4.1 Apropriar a Despesa  

7.5 Análise processual 

7.6 Pagamento de Processo-Bens 

7.6.1 Apropriar despesa 

7.7 Gerar Pagamento 

7.8 Relatório de Apropriação e Termo de Pagamento COGEAD/SEPAG

8 Registros

9 Anexos

 

1 Objetivo

Padronizar os procedimentos relacionados ao pagamento de bens e serviços.

 

2 Documentos de referência

Instrução Normativa RFB nº 971, de 13/011/2009, dispõe sobre normas gerais de tributação previdenciária e de arrecadação das contribuições sociais.

Lei nº 9430, de 27/12/1996, dispõe sobre a legislação tributária federal, as contribuições para a seguridade social e dá outras providências.

Instrução Normativa RFB 1234/2012, dispõe sobre a retenção de tributos nos pagamentos efetuados pelos órgãos da administração pública federal direta, autarquias e fundações federais, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais pessoas jurídicas que menciona a outras pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens e serviços.

Instrução Normativa nº 03, de 26/04/2018 MP, estabelece regras para o funcionamento do SICAF no âmbito do Poder Executivo Federal.

Lei nº 4320, de 17/03/1964, estabelece normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Munícipios e do Distrito Federal.

 

3 Documentos complementares

Manual do SIAFI – Site do Tesouro Nacional (www.tesouro.fazenda.gov.br) > SIAFI > Serviços > Manual do SIAFI;

MCASP - Site do Tesouro Nacional (www.tesouro.fazenda.gov.br) > Responsabilidade Pública > Contabilidade Pública > Manuais de Contabilidade Pública > Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Públicos;

RMP 020003300/001 – Pagar;

RMP 020003300/002 – Pagar Processos.

4 Campo de aplicação

Este procedimento se aplica ao Serviço de Tesouraria – SETES da Cogead e às Unidades Centralizadas da Fiocruz.

 

5 Siglas e definições

ATP - Autorização de Pagamento;

DAR/DR Documentação de Arrecadação de Estados/Municípios;

DARF/DF - Documento de Arrecadação de Receitas Federais;

GPS/GP - Guia de Previdência Social;

GRU/GR - Guia de Recolhimento da União;

ISS - Imposto Sobre Serviço;

NE - Nota de empenho;

NF - Nota Fiscal;

NP - Nota de Pagamento;

NS - Nota de Lançamento de Sistema;

OB - Ordem Bancária;

SICAF - Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores;

SGA - Sistema de Gestão Administrativa;

SISG - Sistemas de Serviços Gerais;

SETES - Serviço de Tesouraria;

SEREC - Seção de Controle e Registro Contábil.

 

6 Autoridades e responsabilidades

Unidades Gestoras da Fiocruz - Atender às normas financeiras e tributárias aplicadas ao Setor Público;

Serviço de Tesouraria - Coordenar e realizar as atividades desenvolvidas na execução financeira.

 

7 Descrição

7.1  Recebimento dos processos eletrônicos via SEI no SEPAG, para Realização de Pagamento de Faturas.

O acesso ao Sistema Eletrônico de Informação (SEI)-Fiocruz, será feito usando navegadores padrões pela internet( https://sei.fiocruz.br/ ). Informar usuário senha e clicar em acessar.

 

 

                                                                                                         Figura 01 - Tela acesso SEI

 

Acessar controle de processos>Cogead/Sepag> Clicar no processo recebido.

                                                                                                          Figura 02 –Tela Controle de processos SEPAG.

 

Clicar no Relatório para Liquidação-Autor.de Pagamento, armazenado na árvore do processo, posicionado do lado esquerdo.

                                                                                                  Figura 03 - Relatório para Liquidação-Autor de Pagamento.

 

7.2  Conferência de Informações no recebimento do processo no SEPAG/COGEAD

 O preenchimento do Relatório para Liquidação-Autor de Pagamento, deverá contemplar os seguintes campos: CNPJ do favorecido, número da Nota de Empenho (NE),número da nota fiscal, valor a ser utilizado por cada documento, existência da fatura na árvore do processo, domicílio bancário – banco, valor bruto, data da emissão da nota fiscal, data do ateste, assinatura do ordenador de despesa. Não havendo divergências entre a Nota Fiscal e o Relatório para Liquidação-Autor de Pagamento, dar prosseguimento ao pagamento.

 

 

7.2.1 Consulta SICAF

 Consultar/Anexar SICAF e Certidões Trabalhistas 

As documentações trabalhistas necessárias são o SICAF e a Certidão de débito trabalhista

O acesso ao SICAF, será feito por meio da internet, usando os navegadores padrões, no site do Compras Governamentais (https://www.comprasgovernamentais.gov.br/) > SICAF > Governo > Governo > Consulta > Situação do Fornecedor

                                                                                                                              Figura 4– Tela consulta SICAF

 

7.2.2 Consulta certidão trabalhista

O acesso para a emissão de certidão de débitos trabalhistas, será feito por meio da internet, usando os navegadores padrões, no site do TST (http://www.tst.jus.br/certidao) Serviços > Certidão negativa de Débitos Trabalhistas > Emitir Certidão

Inserir o CNPJ e emitir a certidão.

                                                                                                                    Figura 5– Tela consulta certidão trabalhista

 

7.2.3 Consulta PGFN

Analisar o resultado da pesquisa da situação do SICAF, quando as datas apresentadas forem válidas, encerrar o processo de validação, quando ocorrer o vencimento de qualquer uma das datas de Regularidade Fiscal e Trabalhista Federal apresentadas (RECEITA e FGTS), entrar nos sites abaixo para a confirmação da data.

O acesso ao site da Receita Federal será feito por meio da Internet, usando os navegadores padrão, no site da receita (http://idg.receita.fazenda.gov.br/) Serviços > Certidões e Situação Fiscal > certidão de Regularidade Fiscal > Emitir Certidão de Regularidade Fiscal – Pessoa Jurídica > Acesso Direto.

                                                                                                             Figura 6 – Tela consulta PGFN

 

7.2.4  Regularidade do empregador

 

                                                                                                       Figura 7 – Consulta a regularidade do empregador

 

 Salvar as certidões em PDF e anexar na árvore do processo>Clicar na pasta incluir documento .>Gerar documentos>Acessar documento externo.

                                                                                      Figura 8 - Tela Tipo do documento 

Registrar documento externo>Tipo de documento (Certidão) >Nome na árvore do processo (Nome do documento) >Data corrente >Formato do documento (Nato digital) >Remetente (Setes/Cogead) >Nível de acesso (Público) >Anexar arquivo >Escolher arquivo>Confirmar dados.

                                                                                Figura 9 - Tela Registro documento externo

 

 

    

Para estes pagamentos, devem-se observar os seguintes procedimentos na análise processual :

 

7.3 Análise processual

 

" Pagamentos com empenhos com Natureza de Despesa: 339039-Serviços"

 

Para estes pagamentos, devem-se observar os seguintes procedimentos na análise processual :

7.4 Pagamento de processo -Prestação de Serviço

 

7.4.1  Apropriar a despesa     

  O acesso será feito usando navegadores padrões pela internet  https://siafi.tesouro.gov.br/senha/public/pages/security/login.jsf 

 Informar  Código (CPF)>Senha>caracteres>Clicar em acessar>Concordar.

O pagamento de serviço, deve ser feito através do SIAFI WEB, através dos navegadores padrões no site do Tesouro Nacional (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/) na guia acesso rápido, SIAFI > SIAFI Web.

Informar login e senha e clicar em acessar.  

                                                 

                                                                                          Figura 10 -Tela SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira

 

                                                                                                 Figura 11 -Tela Incluir Documento Hábil-INCDH

 

                                                                                                                                                                                  Figura 12 – Tela SIAFI inclusão de documento hábil

 

 

                                                                                                                                                                           Figura 13– Tela SIAFI Dados básicos -Apropriação de Serviço

 

                                                                                                                                                                    Figura 14 – Tela SIAFI Principal com Orçamento

 

                                                                                                                                                                    Figura 15 – Tela SIAFI inclusão de empenho

 

                                                                                                                                                                                                                          Figura 16 – Tela SIAFI Dedução

 

 

Observação (Inserir as informações, valor pago, n° do documento, unidade e número do processo)

                                                                                                                                                                             Figura 17 – Tela SIAFI Pré-Doc DARF

 

                                                                                                                                                                                                                           Figura 18 – Tela SIAFI Dedução

 

                                                                                                                                                                     Figura 19 - Tela SIAFI Pré-Doc GPS

 

                                                                                                                                                                                       Figura 20- Tela SIAFI Dedução

 

 

                                                                                                                                                                  Figura 21 - Tela SIAFI Pré-Doc ISS

 

                                                                                                                                                                                            Figura 22 - Tela SIAFI Dedução

 

                                                                                                                                       Figura 23 - Tela SIAFI Pré-Doc ISS com convenio

 

 

                                                                                                                                                                                       Figura 24 - Tela SIAFI Dedução

 

 

                                                                                                                                                         Figura 25 - Tela SIAFI Pré-Doc Conta Vinculada

 

                                                                                                                                                                                                                Figura 26 – Tela SIAFI Dados de Pagamento

 

 

                                                                                                                                                                     Figura 27 – Tela SIAFI Pré-Doc Pagamento

 

 

                                                                                                                                                                                                   Figura 28 - Tela SIAFI Centro de Custo

 

Clicar em “Registrar”;

"Após autorização para execução do pagamento ,seguir conforme o item 7.9 Gerar pagamento "

"A OB - Ordem Bancária, será gerada pelo sistema, após a execução do “GEROP-Gerenciar Ordem de Pagamento”, executado pelo Ordenador de Despesa e Gestor Financeiro. Incluir no Relatório Para Apropriação no dia seguinte o nº da OB, conferir todas as informações pertinentes ao pagamento no Relatório de Apropriação, estando de acordo, assinar e enviar ao COGEAD/SEREC" .

 

7.5 Análise Processual

 

" Pagamentos com empenhos com Natureza de Despesa: 339030-Bens"

Para estes pagamentos, devem-se observar os seguintes procedimentos na análise processual :

 

7.6 Pagamento de processo-Bens 

7.6.1  Apropriar despesa   

O pagamento de bens, deve ser feito através do SIAFI WEB, através dos navegadores padrões no site do Tesouro Nacional (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/) na guia acesso rápido, SIAFI > SIAFI Web.

Informar login e senha e acessar.

                                                                                                                                                                                                          Figura 29 – Tela inicial SIAFI

                                                                                                                                                                                                            Figura 30 – Tela SIAFI inclusão de documento hábil

 

 

Em Observação:

Inserir as informações, valor pago, número do documento, unidade e número do processo.

Confirmar Dados Básicos.

                                                                                                                                                                       Figura 31- Tela SIAFI Dados básicos -Apropriação de Bens

 

 

                                                                                                                                                                                         Figura 32 - Tela SIAFI Principal com Orçamento

 

                                                                                                                                                                                                   Figura 33- Tela SIAFI Dedução

 

Observação (Inserir as informações, valor pago, n° do documento, unidade e número do processo)

                                                                                                                                                                          Figura 34 – Tela SIAFI Pré- Doc DARF

 

                                                                                                                                                                                 Figura 35 - Tela SIAFI Dados de Pagamento

 

                                                                                                                                                          Figura 36– Tela SIAFI Pré-Doc Pagamento

 

                                                                                                                                                                                                       Figura 37 - Tela SIAFI Centro de Custo

7.7 Gerar pagamento 

Gerar o documento de pagamento

Os documentos de pagamentos, devem ser feito através do SIAFI WEB, através dos navegadores padrões no site do Tesouro Nacional (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/) na guia acesso rápido, SIAFI > SIAFI Web. Informar login e senha e acessar

                                                                                                                                                                                                                                Figura 38 - Tela inicial SIAFI

 

                                                                                                                                                                             Figura 39 -Tela SIAFI Gerenciar Compromissos

 

Na tela de compromissos encontrados, habilitar a Opção “R – Totalmente realizado” no campo “Opção de realização” e em seguida clicar em “Executar”.

                                                                                                                                                                              Figura 40– Tela SIAFI Compromissos encontrados

 

Inserir a informação “400” (se exigir em empenho) no campo “Vinculação”, e em seguida clicar em “Confirmar”.

                                                                                                                                                     Figura 41 – Tela SIAFI com ou sem Vinculação

 

                                                                                                                                                            Figura 42 – Tela SIAFI Resumo de execução

 

 

7.8  Relatório de Apropriação e Termo de Pagamento COGEAD/SEPAG

Após a finalização do pagamento, ir no Relatório de Apropriação e Termo de Pagamento COGEAD/SEPAG, na Aba Menu pesquisa, no SEI-Sistema Eletrônico de Informações, clicar no processo que foi executado o pagamento, inserir o número da OP- Ordem de Pagamento e Darf-Documento de Arrecadação de Receitas Federais” gerado automaticamente pelo SIAFI>GERCOMP.

 

                                                                                         Figura 43 - Tela Relatório de Apropriação e Termo de Pagamento

8 Registros

                                                                    Tabela I - Registros

Identificação

Armazenamento

Proteção

Recuperação

Código de classificação

Tempo de retenção

Disposição

OB- Ordem Bancária .

DR-Documento de Arrecadação de Estados/ Municípios .

DF-Documento de Arrecadação de Receitas Federais .

NS-Nota de Lançamento de Sistema .

 

 

 

Processo físico

 

Pessoas autorizadas

 

Número

O Código de Classificação é atribuído de acordo com assunto do documento (*)

Definido pelo Código e Assunto atribuído pela Classificação
(**)

Definida pelo Código e Assunto atribuído pela Classificação (**)

 

Sistema SIAFI

 

login e senha

 

CNPJ ou CPF do Credor

 

Não aplicável

 

Não aplicável

 

Não aplicável

GR-Guia de Recolhimento da União .

 

 

 

Processo físico

 

Pessoas autorizadas

 

 

Número

O Código de Classificação é atribuído de acordo com assunto do documento (*)

 

Definido pelo Código e Assunto atribuído pela Classificação

Definida pelo Código e Assunto atribuído pela Classificação (**)

 

Sistema SIAFI

 

login e senha

 

UG

 

Não aplicável

 

Não aplicável

 

Não aplicável

GPS-Guia de Previdência Social.

 

 

 

Processo físico

 

Pessoas autorizadas

 

 

Número

024.154 Contribuição para o Plano de Seguridade Social

5 anos (fase corrente)
+
95 anos (fase intermediária)


Após 100 anos eliminar

 

Sistema SIAFI

 

Login e senha

 

CNPJ ou CPF do Credor

 

Não aplicável

 

Não aplicável

 

Não aplicável

(*) Código de Classificação de documentos de Arquivo da FIOCRUZ.

Ver: http://www.dirad.fiocruz.br/upload/uploads/CodClass2007.pdf

(**) Tabela de Temporalidade de Documentos da FIOCRUZ (Equipe de Avaliação Documental do SAM)

 

 

9 Anexos 

Não aplicável

 


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Documento assinado eletronicamente por NILCEIA ARAÚJO DE OLIVEIRA, Prestadora de Serviço, CPF: 086.284.957-89, em 14/06/2023, às 10:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por MARCUS VINICIUS MENDONCA DE MEDEIROS, Chefe do Serviço de Tesouraria, em 14/06/2023, às 14:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Luciana Vivorio Cardoso, Chefe do Serviço de Tesouraria, em 14/06/2023, às 14:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por MARIA DE LOURDES FERRAZ HELEODORO, Chefe do Departamento Econômico e Financeiro, em 14/06/2023, às 16:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por FLAVIA SILVA, Coordenador(ª) Geral de Administração, em 16/06/2023, às 16:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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