Cogead
Coordenação – Geral de Administração
TÍTULO: Pagamento de Bens e Serviços |
GESTOR DO DOCUMENTO Defin/Setes |
CÓDIGO DO PROCEDIMENTO |
Nome do responsável pela elaboração Nilceia Araujo de Oliveira Lopes Marcus Vinicius Mendonça de Medeiros |
Nome do responsável pela revisão Luciana Vivório |
Nome do responsável pela validação Maria de Lourdes Ferraz Heleodoro |
Nome do responsável pela aprovação Flavia Silva |
VIGÊNCIA: DOIS ANOS |
VERSÃO: 03/2023 |
HISTÓRICO DE REVISÕES |
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N° da versão |
Descrição e/ou itens alterados |
00 |
Criação do procedimento. |
01 |
Incluído no item 08 as telas do sistema SIAFI e de novos procedimentos. |
02 |
Alteração do título - de: procedimento de Pagamento de dispensa suprimentos de fundos contratação PF e material permanente para: Pagamento de Bens e Serviços. Excluído o pagamento de recibo de pagamento de autônomo, pagamento de suprimento de fundos. |
03 |
Inclusão do Item 7.1 Recebimento dos processos eletrônicos via SEI no SEPAG, para Realização de Pagamento de Faturas . |
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Sumário
2 Documentos de referência
6 Autoridades e responsabilidades
7.1 Recebimento dos processos eletrônicos via SEI no SEPAG, para Realização de Pagamento de Faturas
7.2 Conferência de Informações no recebimento do processo no SEPAG/COGEAD
7.2.1 Consulta SICAF
7.2.2 Consulta Certidão Trabalhista
7.2.3 Consulta PGFN
7.2.4 Regularidade do empregador
7.4 Pagamento de Processo - Prestação de Serviço
7.4.1 Apropriar a Despesa
7.5 Análise processual
7.6 Pagamento de Processo-Bens
7.6.1 Apropriar despesa
7.7 Gerar Pagamento
7.8 Relatório de Apropriação e Termo de Pagamento COGEAD/SEPAG
1 Objetivo
Padronizar os procedimentos relacionados ao pagamento de bens e serviços.
Instrução Normativa RFB nº 971, de 13/011/2009, dispõe sobre normas gerais de tributação previdenciária e de arrecadação das contribuições sociais.
Lei nº 9430, de 27/12/1996, dispõe sobre a legislação tributária federal, as contribuições para a seguridade social e dá outras providências.
Instrução Normativa RFB 1234/2012, dispõe sobre a retenção de tributos nos pagamentos efetuados pelos órgãos da administração pública federal direta, autarquias e fundações federais, empresas públicas, sociedades de economia mista e demais pessoas jurídicas que menciona a outras pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens e serviços.
Instrução Normativa nº 03, de 26/04/2018 MP, estabelece regras para o funcionamento do SICAF no âmbito do Poder Executivo Federal.
Lei nº 4320, de 17/03/1964, estabelece normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Munícipios e do Distrito Federal.
Manual do SIAFI – Site do Tesouro Nacional (www.tesouro.fazenda.gov.br) > SIAFI > Serviços > Manual do SIAFI;
MCASP - Site do Tesouro Nacional (www.tesouro.fazenda.gov.br) > Responsabilidade Pública > Contabilidade Pública > Manuais de Contabilidade Pública > Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Públicos;
RMP 020003300/001 – Pagar;
RMP 020003300/002 – Pagar Processos.
Este procedimento se aplica ao Serviço de Tesouraria – SETES da Cogead e às Unidades Centralizadas da Fiocruz.
ATP - Autorização de Pagamento;
DAR/DR - Documentação de Arrecadação de Estados/Municípios;
DARF/DF - Documento de Arrecadação de Receitas Federais;
GPS/GP - Guia de Previdência Social;
GRU/GR - Guia de Recolhimento da União;
ISS - Imposto Sobre Serviço;
NE - Nota de empenho;
NF - Nota Fiscal;
NP - Nota de Pagamento;
NS - Nota de Lançamento de Sistema;
OB - Ordem Bancária;
SICAF - Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores;
SGA - Sistema de Gestão Administrativa;
SISG - Sistemas de Serviços Gerais;
SETES - Serviço de Tesouraria;
SEREC - Seção de Controle e Registro Contábil.
6 Autoridades e responsabilidades
Unidades Gestoras da Fiocruz - Atender às normas financeiras e tributárias aplicadas ao Setor Público;
Serviço de Tesouraria - Coordenar e realizar as atividades desenvolvidas na execução financeira.
7.1 Recebimento dos processos eletrônicos via SEI no SEPAG, para Realização de Pagamento de Faturas.
O acesso ao Sistema Eletrônico de Informação (SEI)-Fiocruz, será feito usando navegadores padrões pela internet( https://sei.fiocruz.br/ ). Informar usuário senha e clicar em acessar.
Figura 01 - Tela acesso SEI
Acessar controle de processos>Cogead/Sepag> Clicar no processo recebido.
Figura 02 –Tela Controle de processos SEPAG.
Clicar no Relatório para Liquidação-Autor.de Pagamento, armazenado na árvore do processo, posicionado do lado esquerdo.
Figura 03 - Relatório para Liquidação-Autor de Pagamento.
7.2 Conferência de Informações no recebimento do processo no SEPAG/COGEAD
O preenchimento do Relatório para Liquidação-Autor de Pagamento, deverá contemplar os seguintes campos: CNPJ do favorecido, número da Nota de Empenho (NE),número da nota fiscal, valor a ser utilizado por cada documento, existência da fatura na árvore do processo, domicílio bancário – banco, valor bruto, data da emissão da nota fiscal, data do ateste, assinatura do ordenador de despesa. Não havendo divergências entre a Nota Fiscal e o Relatório para Liquidação-Autor de Pagamento, dar prosseguimento ao pagamento.
7.2.1 Consulta SICAF
Consultar/Anexar SICAF e Certidões Trabalhistas
As documentações trabalhistas necessárias são o SICAF e a Certidão de débito trabalhista
O acesso ao SICAF, será feito por meio da internet, usando os navegadores padrões, no site do Compras Governamentais (https://www.comprasgovernamentais.gov.br/) > SICAF > Governo > Governo > Consulta > Situação do Fornecedor
Figura 4– Tela consulta SICAF
7.2.2 Consulta certidão trabalhista
O acesso para a emissão de certidão de débitos trabalhistas, será feito por meio da internet, usando os navegadores padrões, no site do TST (http://www.tst.jus.br/certidao) Serviços > Certidão negativa de Débitos Trabalhistas > Emitir Certidão
Inserir o CNPJ e emitir a certidão.
Figura 5– Tela consulta certidão trabalhista
7.2.3 Consulta PGFN
Analisar o resultado da pesquisa da situação do SICAF, quando as datas apresentadas forem válidas, encerrar o processo de validação, quando ocorrer o vencimento de qualquer uma das datas de Regularidade Fiscal e Trabalhista Federal apresentadas (RECEITA e FGTS), entrar nos sites abaixo para a confirmação da data.
O acesso ao site da Receita Federal será feito por meio da Internet, usando os navegadores padrão, no site da receita (http://idg.receita.fazenda.gov.br/) Serviços > Certidões e Situação Fiscal > certidão de Regularidade Fiscal > Emitir Certidão de Regularidade Fiscal – Pessoa Jurídica > Acesso Direto.
Figura 6 – Tela consulta PGFN
7.2.4 Regularidade do empregador
Preencher o CNPJ e os caracteres e clicar “Consultar”
Clicar “Emissão de nova certidão"
O acesso ao site do FGTS será feito por meio da Internet, usando os navegadores padrão, no site do FGTS (http://www.fgts.gov.br/Pages/default.aspx) Sou Empregador > O que é regularidade para com o FGTS > Consultar CRF
Preencher com o CNPJ da empresa e clicar “Consultar”.
Consultar o histórico do empregador e verificar se está regular.
Figura 7 – Consulta a regularidade do empregador
Salvar as certidões em PDF e anexar na árvore do processo>Clicar na pasta incluir documento .>Gerar documentos>Acessar documento externo.
Figura 8 - Tela Tipo do documento
Registrar documento externo>Tipo de documento (Certidão) >Nome na árvore do processo (Nome do documento) >Data corrente >Formato do documento (Nato digital) >Remetente (Setes/Cogead) >Nível de acesso (Público) >Anexar arquivo >Escolher arquivo>Confirmar dados.
Figura 9 - Tela Registro documento externo
Para estes pagamentos, devem-se observar os seguintes procedimentos na análise processual :
" Pagamentos com empenhos com Natureza de Despesa: 339039-Serviços"
Para estes pagamentos, devem-se observar os seguintes procedimentos na análise processual :
Atesto da nota fiscal, data do atesto, assinatura do Relatório de Liquidação do pagamento pelo Ordenador de despesas, verificar se o SICAF da empresa está regular, empenhos a pagar e documento fiscal, caso haja mais de um subitem verificar;
Se a empresa é optante pelo Simples Nacional, verificar se há declaração conforme o modelo da Receita Federal IN 1234/12 Anexo IV;
No caso da empresa não for simples nacional, verificar na Tabela – Anexo I da IN 1234/12 sua classificação e aplicar alíquota para o cálculo do tributo;
Na natureza de despesa 309039, que é prestação de serviços, pode ocorrer retenção de INSS caso a empresa se enquadre na Lei n. °: 8.212/91, Decreto n°: 3.048/99 e Instrução Normativa SRP n° 03/2005 e alterado pela IN RFB n°: 971/2009;
Verificar se o serviço prestado é retido o ISS e reter na fonte para o local do serviço prestado;
Realizar consulta junto ao SICAF – Situação fiscal do Fornecedor, salvar em PDF a declaração, anexar ao processo de pagamento, conforme estabelece a IN 03/2018.
7.4 Pagamento de processo -Prestação de Serviço
7.4.1 Apropriar a despesa
O acesso será feito usando navegadores padrões pela internet https://siafi.tesouro.gov.br/senha/public/pages/security/login.jsf
Informar Código (CPF)>Senha>caracteres>Clicar em acessar>Concordar.
O pagamento de serviço, deve ser feito através do SIAFI WEB, através dos navegadores padrões no site do Tesouro Nacional (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/) na guia acesso rápido, SIAFI > SIAFI Web.
Informar login e senha e clicar em acessar.
Figura 10 -Tela SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira
Inserir no campo de busca do lado direito da tela principal ,a rotina “INCDH” – Incluir Documento Hábil ou através da opção “MENU GERAL” da aba localizada do lado esquerdo da tela, clicar
sobre “Contas a Pagar e Receber”, “Compromissos”, em seguida em “Documento Hábil” e logo depois em “Incluir documento hábil”.
Inserir no campo “Tipo de documento” a sigla “NP”, e clicar em “Confirmar”.
Figura 11 -Tela Incluir Documento Hábil-INCDH
Inserir na linha de comando “incdh”;
Preencher o campo tipo de documento “NP”;
Clicar em “Confirmar”;
Figura 12 – Tela SIAFI inclusão de documento hábil
Será necessário o preenchimento das abas Dados Básicos, Principal Com Orçamento, Dedução (se houver alguma retenção na fonte), Dados de Pagamento e Centro de Custo (se houver necessidade de informar centro de custo).
Na aba “Principal com Orçamento”, devemos preencher as seguintes informações:
Data de Vencimento (com a data do momento da apropriação)
Processo (com o número do processo)
Ateste (data informada no atesto)
Valor do documento (valor bruto total)
Código do Credor (CPF ou CNPJ)
Em “Dados de Documento de Origem” Clicar em “incluir”;
Emitente (inserir o CPF ou CNPJ)
Data de Emissão (inserir data de emissão do documento)
Número Doc. Origem (informar o tipo de documento)
Valor (valor bruto total)
Em “Observação”:
Inserir as informações, valor pago, número do documento, unidade e número do processo.
Clicar em “Confirmar Dados Básicos”.
Figura 13– Tela SIAFI Dados básicos -Apropriação de Serviço
Na aba “Principal Com Orçamento” devemos preencher as seguintes informações:
“Situação” – DSP001 – AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS - PESSOAS JURÍDICAS;
Clicar em “Confirmar”;
Figura 14 – Tela SIAFI Principal com Orçamento
Preencher o campo tem contrato? “sim ou não”;
Caso tenha contrato, deve ser preenchido:
Favorecido do Contrato (CNPJ ou CPF do contratado)
Conta de contrato de serviço (812310201)
É Despesa Antecipada? “sim” ou “não”
Clicar em “Incluir”
Preencher os campos:
Número do Empenho (com o número informado na ATP)
Subitem (com o subitem informado na NE)
Liquidado (SIM)
Valor (valor informado na NE)
Conta Variação Patrimonial Diminutiva (clicar na lupa para pesquisar o valor correto)
Contas a Pagar (clicar na lupa para pesquisar o valor correto)
Clicar em “Confirmar”;
Figura 15 – Tela SIAFI inclusão de empenho
Verificar se o serviço cabe retenção de tributos Federais;
Se positivo, na aba “Dedução”, devemos preencher as seguintes informações:
Situação” DDF001 - RETENÇÃO DE IMPOSTOS SOBRE CONTRIBUIÇÕES DIVERSAS- IN 1234 SRF, DE 11/1/12.
Clicar em “confirmar”;
Data de Vencimento (data de recolhimento)
Data de Pagamento (data do recolhimento)
Código de Recolhimento DARF (código da receita de acordo com o Anexo I da IN 1234/2012, Exemplo: 6190, 6147, entre outros)
Valor (valor a ser recolhido, que deve ser correspondente ao valor da Receita)
Em “Lista de Recolhedores”
Clicar em “Incluir”
Recolhedor (CPF ou CNPJ)
Base de Cálculo (valor bruto)
Valor da Receita (clicar em “%” e inserir a percentagem de acordo com código da receita de acordo com o Anexo I da IN 1234/2012 e clicar em calcular)
Figura 16 – Tela SIAFI Dedução
Clicar em “Confirmar”
Após a confirmação, preencher o “Pré-Doc”, as seguintes informações:
Recurso (3-Com Vinculação de Pagamento)
Período de Apuração (data de apuração do imposto)
Observação (Inserir as informações, valor pago, n° do documento, unidade e número do processo)
Figura 17 – Tela SIAFI Pré-Doc DARF
Verificar se o serviço cabe a retenção previdenciárias referente ao INSS; Se positivo, clicar em “Incluir” na aba “Dedução”, devemos preencher as seguintes informações:
“Situação” DGP001 – RETENÇÃO DE INSS;
Clicar em “Confirmar”;
Data de Vencimento (data do recolhimento)
Data de Pagamento (data do recolhimento)
Código de Pagamento GPS (2640 Contribuição Retida sobre NF/Fatura da Prestadora de Serviço - CNPJ - Uso Exclusivo do Órgão do Poder Público - Administração Direta, Autarquia e Fundação Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal contratante do serviço.)
Valor (valor a ser recolhido)
Em Lista de “Recolhedores”
Clicar em “Incluir”
Recolhedor (CPF ou CNPJ)
Valor do INSS (valor a ser recolhido)
Figura 18 – Tela SIAFI Dedução
Após a confirmação, preencher o “Pré-Doc”, as seguintes informações:
Recurso (3-Com Vinculação de Pagamento)
Competência (Mês/Ano de emissão do documento)
Observação (Inserir as informações, valor pago, n° do documento, unidade e número do processo)
Figura 19 - Tela SIAFI Pré-Doc GPS
Verificar se o serviço cabe a retenção de Imposto Sobre Serviço de qualquer natureza, prestados no município do Rio de Janeiro;
Se positivo, clicar em “Incluir” na aba “Dedução”, devemos preencher as seguintes informações:
Situação - DOB001 – RETENCAO DE ISS SOBRE SERVICOS DE TERCEIROS (EXCETO SUPRIMENTO DE FUNDOS);
Clicar em “Confirmar”;
Data de Vencimento (data do recolhimento)
Data de Pagamento (data do recolhimento)
Valor (valor a ser recolhido)
Figura 20- Tela SIAFI Dedução
Clicar em “Confirmar”
Após a confirmação, preencher o “Pré-Doc”, as seguintes informações:
Favorecido (CNPJ Banco do Brasil 00000000000191)
Número da Lista (lista de fatura preenchida no SIAFI Produção, com o comando >ATULF)
Domicílio Bancário do Favorecido (Banco 001, Agência 2234 Conta do Governo Federal em Rio de Janeiro)
Observação (Inserir as informações, valor pago, n° do documento, unidade e número do processo)
Figura 21 - Tela SIAFI Pré-Doc ISS
Verificar se o serviço cabe a retenção de Imposto Sobre Serviço de qualquer natureza, prestados fora do município do Rio de Janeiro e com convênio com o Tesouro Nacional;
Se positivo, clicar em “Incluir” na aba “Dedução”, devemos preencher as seguintes informações:
“Situação” DDR001 – RETENÇÕES DE IMPOSTOS RECOLHÍVEIS POR DAR;
Clicar em “Confirmar”;
Data de Vencimento (data do recolhimento)
Data de Pagamento (data do recolhimento)
Código do Município (clicar na “lupa” e pesquisar o município correto da unidade Fiocruz)
Código da Receita (clicar na “lupa” e pesquisar o código correto de vinculado ao município da realização do serviço)
Valor (valor a ser recolhido)
Em “Lista de Recolhedores”
Clicar em “Incluir”
Recolhedor (CPF ou CNPJ)
Valor Principal (valor a ser recolhido)
Figura 22 - Tela SIAFI Dedução
Após a confirmação, preencher o “Pré-Doc”, as seguintes informações:
Recurso (3-Com Vinculação de Pagamento)
Competência (Mês/Ano de emissão do documento)
UG Toamdora de Serviço (UG onde o serviço foi prestado)
Município da NF (município da empresa prestadora de serviço)
Número da NF/Recibo (número da NF)
Data de Emissão (data de emissão fiscal do documento)
Alíquota (pecentual a ser utilizado sobre o serviço prestado)
Valor da NF (valor bruto)
Observação (Inserir as informações, valor pago, n° do documento, unidade e número do processo)
Figura 23 - Tela SIAFI Pré-Doc ISS com convenio
Verificar se o serviço cabe a retenção para a Conta Vinculada;
Se positivo, clicar em “Incluir” na aba “Dedução”, devemos preencher as seguintes informações:
“Situação” DOB035 – RETENÇÃO DE DEPÓSITOS SOBRE FORNECEDORES - OB;
Clicar em “Confirmar”;
Data de Vencimento (data do recolhimento)
Data de Pagamento (data do recolhimento)
Valor (valor a ser recolhido)
Figura 24 - Tela SIAFI Dedução
Após a confirmação, preencher o “Pré-Doc”, as seguintes informações:
Alterar o tipo de OB para OB Banco
Favorecido (CNPJ Banco do Brasil 00000000000191)
Processo (número do processo)
CIT (código da UG do contrato)
Domicílio Bancário do Favorecido (Banco 001, Agência 2234 Conta do Governo Federal em Rio de Janeiro)
Observação (Inserir as informações, valor pago, n° do documento, unidade e número do processo. Informar o número do Identificador de depósito para quitação do boleto de depósito da Conta Vinculada).
Figura 25 - Tela SIAFI Pré-Doc Conta Vinculada
Na aba “Dados de Pagamento” devemos preencher as seguintes informações:
Preencher o campo “data de pagamento”;
Clicar em “incluir”;
Preencher o campo “favorecido” com o CNPJ do credor e “valor”;
Clicar em “Confirmar”;
Figura 26 – Tela SIAFI Dados de Pagamento
Após a confirmação, preencher o “Pré-Doc”, as seguintes informações:
Tipo de OB (marcar opção adequada ao tipo de pagamento) e os campos na sequência;
Em Domicílio Bancário do Favorecido:
Preencher o campo Banco e Conta (clicar na lupa e pesquisar os dados de acordo com o CNPJ);
Inserir os dados no campo “Observação”;
Clicar em “confirmar”;
Figura 27 – Tela SIAFI Pré-Doc Pagamento
Na aba “Centro de Custos” devemos selecionar a situação preencher as seguintes informações:
Mês de Referência (mês de lançamento da NF)
Ano Referência (ano de lançamento da NF)
Código SIORG (clicar na lupa e pesquisar o código correto)
UG Beneficiada (inserir a UG de acordo com a NE)
Figura 28 - Tela SIAFI Centro de Custo
Clicar em “Registrar”;
Registrar no Relatório de Apropriação e Termo de Pagamento, conforme item10,o número da “NP” e “NS” geradas automaticamente pelo SIAFI.
"Após autorização para execução do pagamento ,seguir conforme o item 7.9 Gerar pagamento "
"A OB - Ordem Bancária, será gerada pelo sistema, após a execução do “GEROP-Gerenciar Ordem de Pagamento”, executado pelo Ordenador de Despesa e Gestor Financeiro. Incluir no Relatório Para Apropriação no dia seguinte o nº da OB, conferir todas as informações pertinentes ao pagamento no Relatório de Apropriação, estando de acordo, assinar e enviar ao COGEAD/SEREC" .
" Pagamentos com empenhos com Natureza de Despesa: 339030-Bens"
Para estes pagamentos, devem-se observar os seguintes procedimentos na análise processual :
Analisar Atesto da NF, data do atesto, autorização de pagamento pelo ordenador, quantidade de empenhos a pagar a NF e caso haja mais de um subitem verificar; Verificar se é bens de consumo imediato;
Caso a empresa Se a empresa é optante pelo Simples Nacional, verificar se há declaração conforme o modelo da Receita Federal IN 1234/12 Anexo IV;
Realizar consulta junto ao SICAF – Situação fiscal do Fornecedor, salvar em PDF anexar ao processo de pagamento, conforme estabelece a IN 03/2018.
7.6 Pagamento de processo-Bens
7.6.1 Apropriar despesa
O pagamento de bens, deve ser feito através do SIAFI WEB, através dos navegadores padrões no site do Tesouro Nacional (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/) na guia acesso rápido, SIAFI > SIAFI Web.
Informar login e senha e acessar.
Figura 29 – Tela inicial SIAFI
Inserir na linha de comando “incdh”;
Preencher o campo tipo de documento “NP”;
Clicar em “Confirmar”;
Figura 30 – Tela SIAFI inclusão de documento hábil
Será necessário o preenchimento das abas Dados Básicos, Principal Com Orçamento, Dedução (se houver alguma retenção na fonte), Dados de Pagamento e Centro de Custo (se houver necessidade de informar centro de custo).
Na aba Principal com Orçamento, devemos preencher as seguintes informações:
Data de Vencimento (com a data do momento da apropriação)
Processo (com o número do processo)
Ateste (data informada no atesto)
Valor do documento (valor bruto total)
Código do Credor (CPF ou CNPJ)
Em Dados de Documento de Origem Clicar em “incluir”;
Emitente (inserir o CPF ou CNPJ)
Data de Emissão (inserir data de emissão do documento)
Número Doc. Origem (informar o tipo de documento)
Valor (valor bruto total)
Em Observação:
Inserir as informações, valor pago, número do documento, unidade e número do processo.
Confirmar Dados Básicos.
Figura 31- Tela SIAFI Dados básicos -Apropriação de Bens
Na aba “Principal Com Orçamento” devemos preencher as seguintes informações:
Situação” – DSP102 – AQUISIÇÃO DE MATERIAIS PARA CONSUMO IMEDIATO;
Clicar em “Confirmar”;
Preencher o campo tem contrato? “sim ou não” (inserir “não”);
Clicar em “Incluir”
Preencher os campos:
Número do Empenho (com o número informado na ATP)
Subitem (o subitem informado na NE)
Liquidado (SIM)
Valor (valor informado na NE)
Conta Variação Patrimonial Diminutiva (clicar na lupa para pesquisar o valor correto)
Contas a Pagar (clicar na lupa para pesquisar o valor correto)
Conta de Estoque (1.1.5.6.1.01.00 Estoque de Material de Consumo)
Figura 32 - Tela SIAFI Principal com Orçamento
Clicar em “Confirmar”;
Verificar se o serviço cabe retenção de tributos Federais;
Se positivo, na aba “Dedução”, devemos preencher as seguintes informações:
“Situação” DDF001 - RETENÇÃO DE IMPOSTOS SOBRE CONTRIBUIÇÕES DIVERSAS- IN 1234 SRF, DE 11/1/12.
Clicar em “confirmar”;
Data de Vencimento (data do recolhimento)
Data de Pagamento (data do recolhimento)
Código de Recolhimento DARF (código da receita de acordo com o Anexo I da IN 1234/2012, Exemplo: 6190, 6147, entre outros)
Valor (valor a ser recolhido, que deve ser correspondente ao valor da Receita)
Em Lista de Recolhedores
Clicar em “Incluir”
Recolhedor (CPF ou CNPJ)
Base de Cálculo (valor bruto)
Valor da Receita (clicar em “%” e inserir a percentagem de acordo com código da receita de acordo com o Anexo I da IN 1234/2012 e clicar em calcular)
Figura 33- Tela SIAFI Dedução
Clicar em “Confirmar”
Após a confirmação, preencher o “Pré-Doc”, as seguintes informações:
Recurso (3-Com Vinculação de Pagamento)
Período de Apuração (data do lançamento)
Observação (Inserir as informações, valor pago, n° do documento, unidade e número do processo)
Figura 34 – Tela SIAFI Pré- Doc DARF
Na aba “Dados de Pagamento” devemos preencher as seguintes informações:
Preencher o campo “data de pagamento”;
Clicar em “incluir”;
Preencher o campo “favorecido” com o CNPJ do credor e “valor”;
Clicar em “confirmar”;
Figura 35 - Tela SIAFI Dados de Pagamento
Após a confirmação, preencher o “Pré-Doc”, as seguintes informações:
Tipo de OB (marcar opção adequada ao tipo de pagamento) e os campos na sequência;
Em Domicílio Bancário do Favorecido
Preencher o campo Banco e Conta (clicar na lupa e pesquisar os dados de acordo com o CNPJ)
Inserir os dados no campo “Observação”;
Clicar em “Confirmar”;
Figura 36– Tela SIAFI Pré-Doc Pagamento
Na aba “Centro de Custos” devemos selecionar a situação preencher as seguintes informações:
Mês de Referência (mês de lançamento da NF)
Ano Referência (ano de lançamento da NF)
Código SIORG (clicar na lupa e pesquisar o código correto)
UG Beneficiada (inserir a UG de acordo com a NE)
Figura 37 - Tela SIAFI Centro de Custo
7.7 Gerar pagamento
Gerar o documento de pagamento
Os documentos de pagamentos, devem ser feito através do SIAFI WEB, através dos navegadores padrões no site do Tesouro Nacional (http://www.tesouro.fazenda.gov.br/) na guia acesso rápido, SIAFI > SIAFI Web. Informar login e senha e acessar
Figura 38 - Tela inicial SIAFI
Inserir na linha de comando “GERCOMP”.
Em “Natureza” (selecionar Pagamento)
Em “Status” (selecionar Realizável)
Em “Número Documento Hábil” (informar tipo “NP” e o número do documento)
Clicar em “Pesquisar”.
Figura 39 -Tela SIAFI Gerenciar Compromissos
Na tela de compromissos encontrados, habilitar a Opção “R – Totalmente realizado” no campo “Opção de realização” e em seguida clicar em “Executar”.
Figura 40– Tela SIAFI Compromissos encontrados
Inserir a informação “400” (se exigir em empenho) no campo “Vinculação”, e em seguida clicar em “Confirmar”.
Figura 41 – Tela SIAFI com ou sem Vinculação
Registrar em controle manual o número dos documentos gerados automaticamente pelo SIAFI Web;
Tela do Resumo de Execução;
Figura 42 – Tela SIAFI Resumo de execução
Clicar em “Registrar”;
Registrar no Relatório de Apropriação e Termo de pagamento
7.8 Relatório de Apropriação e Termo de Pagamento COGEAD/SEPAG
Após a finalização do pagamento, ir no Relatório de Apropriação e Termo de Pagamento COGEAD/SEPAG, na Aba Menu pesquisa, no SEI-Sistema Eletrônico de Informações, clicar no processo que foi executado o pagamento, inserir o número da OP- Ordem de Pagamento e Darf-Documento de Arrecadação de Receitas Federais” gerado automaticamente pelo SIAFI>GERCOMP.
Figura 43 - Tela Relatório de Apropriação e Termo de Pagamento
8 Registros
Tabela I - Registros
Identificação |
Armazenamento |
Proteção |
Recuperação |
Código de classificação |
Tempo de retenção |
Disposição |
OB- Ordem Bancária . DR-Documento de Arrecadação de Estados/ Municípios . DF-Documento de Arrecadação de Receitas Federais . NS-Nota de Lançamento de Sistema .
|
Processo físico |
Pessoas autorizadas |
Número |
O Código de Classificação é atribuído de acordo com assunto do documento (*) |
Definido pelo Código e Assunto atribuído pela Classificação |
Definida pelo Código e Assunto atribuído pela Classificação (**) |
Sistema SIAFI |
login e senha |
CNPJ ou CPF do Credor |
Não aplicável |
Não aplicável |
Não aplicável |
|
GR-Guia de Recolhimento da União .
|
Processo físico |
Pessoas autorizadas |
Número |
O Código de Classificação é atribuído de acordo com assunto do documento (*) |
Definido pelo Código e Assunto atribuído pela Classificação |
Definida pelo Código e Assunto atribuído pela Classificação (**) |
Sistema SIAFI |
login e senha |
UG |
Não aplicável |
Não aplicável |
Não aplicável |
|
GPS-Guia de Previdência Social.
|
Processo físico |
Pessoas autorizadas |
Número |
024.154 Contribuição para o Plano de Seguridade Social |
5 anos (fase corrente) |
|
Sistema SIAFI |
Login e senha |
CNPJ ou CPF do Credor |
Não aplicável |
Não aplicável |
Não aplicável |
(*) Código de Classificação de documentos de Arquivo da FIOCRUZ.
Ver: http://www.dirad.fiocruz.br/upload/uploads/CodClass2007.pdf
(**) Tabela de Temporalidade de Documentos da FIOCRUZ (Equipe de Avaliação Documental do SAM)
9 Anexos
Não aplicável
Documento assinado eletronicamente por NILCEIA ARAÚJO DE OLIVEIRA, Prestadora de Serviço, CPF: 086.284.957-89, em 14/06/2023, às 10:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por MARCUS VINICIUS MENDONCA DE MEDEIROS, Chefe do Serviço de Tesouraria, em 14/06/2023, às 14:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Luciana Vivorio Cardoso, Chefe do Serviço de Tesouraria, em 14/06/2023, às 14:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por MARIA DE LOURDES FERRAZ HELEODORO, Chefe do Departamento Econômico e Financeiro, em 14/06/2023, às 16:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por FLAVIA SILVA, Coordenador(ª) Geral de Administração, em 16/06/2023, às 16:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.fiocruz.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2170954 e o código CRC 2547E0A2. |
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Referência: Processo nº 25380.003762/2022-85 | SEI nº 2170954 |