Timbre

Cogead

Coordenação – Geral de Administração

                                                                                                                                   

TÍTULO:

Realização de Pagamento de Faturas

GESTOR DO DOCUMENTO

Defin/Setes

CÓDIGO DO PROCEDIMENTO

POP 020003300/002

 

Nome do responsável pela elaboração

 

 Nilceia Araujo de Oliveira Lopes

Marcus Vinicius Mendonça de Medeiros

Nome do responsável pela revisão

 

Luciana Vivório

 

Nome do responsável pela validação

 

Maria de Lourdes Ferraz Heleodoro

Nome do responsável pela aprovação

 

Flavia Silva

 

 

VIGÊNCIA:  DOIS ANOS

VERSÃO:

02/2023

 

HISTÓRICO DE REVISÕES

N° da versão

Descrição e/ou itens alterados

00

Criação do processo

01

Inclusão do item 7.1 - Recebimento dos processos eletrônicos via SEI no SEPAG, para pagamento de faturas e títulos com ênfase em telefonia, água, luz e empresa Brasileira de Correios e Telégrafos​​.

02

Inclusão do item  7.10 Relatório de Apropriação e Termo de Pagamento COGEAD/SEPAG

03

Alteração do título - de: Procedimento Operacional Padrão para realização de pagamentos de faturas e títulos com ênfase em telefonia, água, luz, e empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para: Realização de pagamentos de Faturas.

 

 

 

 

 

Sumário

1 Objetivo

2 Documentos de referência

3 Documentos complementares

4 Campo de aplicação

5 Siglas e definições

6 Autoridades e responsabilidades

7 Descrição

7.1 Recebimento dos processos eletrônicos via SEI no SEPAG, para Realização de Pagamento de Faturas.

7.2  Conferência de Informações no recebimento

7.3  Elaborar a lista de Fatura

7.4  Apropriar a despesa

7.5  Principal com Orçamento 

7.6  Dedução   

7.7 Dados de Pagamento

7.8 Centro de Custo

7.9 GERCOMP

7.10 Relatório de Apropriação e Termo de Pagamento COGEAD/SEPAG

8.Registros  

9.Anexos

 

1 Objetivo

Definir e padronizar as práticas para a realização de Realização de Pagamento de Faturas.

 

2 Documentos de referência

Manual do SIAFI (www.tesouro.fazenda.gov.br)

 

3 Documentos complementares

Não se aplica.

 

4 Campo de aplicação

Aplica-se ao Serviço de Tesouraria da COGEAD, com posterior aplicabilidade para as Unidades da Fiocruz que aderirem ao processo de Descentralização Administrativa.

 

5 Siglas e definições

ATP - Autorização de pagamento

Carta de Crédito - Descontos oferecidos pelas empresas

COMPRASNET - Portal de Compras do Governo Federal

DARF - Documento de Arrecadação Financeira

DEFIN - Departamento Econômico-Financeiro

COGEAD - Coordenação Geral de Administração Diretoria de Administração

DIVS - Retenção Impostos/Contribuições Diversos – IN 1234 SRF

DR - Documento de Arrecadação

FAT - Fatura

GPS - Guia de Previdência Social

GR - Guia de Recolhimento da União

NE - Nota de empenho

NF - Nota fiscal

NP - Nota Fiscal de Pagamento/Fatura ­ c/Contrato

NS - Nota Lançamento de Sistema

OB - Ordem bancária

RE - Relação das Obs externas

RT - Relação das OBs intra-siafi (concessionárias)

SEPAG - Seção de Pagamento

SEREC - Seção de Registro e Execução Contábil

SETES - Serviço de Tesouraria da DIRAD

SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira

SIAPE - Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos

SICAF - Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores 

 

6 Autoridades e responsabilidades

A execução das rotinas previstas neste POP está sob a responsabilidade do Serviço de Tesouraria da COGEAD e das Unidades que aderirem ao processo de Descentralização Administrativa.

 

7. Descrição

7.1 Recebimento dos processos eletrônicos via SEI no SEPAG, para Realização de Pagamento de Faturas.

 

O acesso ao Sistema Eletrônico de Informação (SEI)-Fiocruz, será feito usando navegadores padrões pela internet( https://sei.fiocruz.br/ ). Informar usuário senha e clicar em acessar.

                                                                               Figura 01 - Tela acesso SEI

 

Acessar controle de processos>Cogead/Sepag> Clicar no processo recebido.

                                                                      Figura 02 –Tela Controle de processos SEPAG.

 

Clicar no Relatório para Liquidação-Autor.de Pagamento, armazenado na árvore do processo, posicionado do lado esquerdo.

                                                                       Figura 03 - Relatório para Liquidação-Autor de Pagamento.

7.2  Conferência de Informações no recebimento

 O preenchimento do Relatório para Liquidação-Autor de Pagamento, deverá contemplar os seguintes campos: CNPJ do favorecido, número da Nota de Empenho (NE),número da nota fiscal, valor a ser utilizado por cada documento, existência da fatura na árvore do processo, domicílio bancário – banco, valor bruto, data da emissão da nota fiscal, data do ateste, assinatura do ordenador de despesa. Não havendo divergências entre a Nota Fiscal e o Relatório para Liquidação-Autor de Pagamento, dar prosseguimento ao pagamento.

 

7.3 Elaborar a lista de Fatura

O acesso ao Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI).

 Será feito usando navegadores padrões pela internet https://hod.serpro.gov.br/a83016cv/hodcivws/hodcivws.html

Acessar Rede Serpro >Código (CPF)>Senha>caracteres>Clicar em avançar.

 

                                                                                          Figura 04 - Tela Rede Serpro

 

 

Clicar em SIAFI -Sistema de Administração Financeira> Código (CPF)>Senha>sistema (o ano do acesso), enter.

                                                                                       Figura 05 - Tela Acesso SIAFI

 

 

Inserir o comando “>Atulf ”- Atualiza lista de fatura.

                                                                                              Figura 06 - Tela Comando atulf

 

 

Informar no campo da tela (Tipo de lista) - Opção: 2, para preencher a Lista extra Siafi.

 Informar no campo da tela (Opção de pagamento) - Opção 1.  

 Informar no campo da tela (Entrada de dados) - A seguinte opção: 1 para manual.

 Informar no campo da tela (Banco)-a seguinte informação: 001-Banco do Brasil, teclar enter.

                                                                                Figura 07 - Tela Atualiza Lista de Fatura

 

 

 Incluir na tela o código de barras constante da fatura e teclar “enter”.

 

                                                                         Figura 08 - Tela Inclusão Código de Barras 

 

 

 Completar o preenchimento do campo (Favorecido), Com a informação constante da fatura, valor e teclar enter .

Clicar “S” confirmando a informação.

                                                                                                       Figura 09 - Tela Confirmar Lista de Fatura

 

 

 Registrar o número da LF gerada e clicar enter

 Teclar sobre a opção “F4” quando ocorrer mais de uma fatura para pagamento e repetir os procedimentos acima.

 Ao final dos procedimentos  anotar o nº da lista de fatura  (LF)  no processo Relatório de Apropriação .

                                                                                                                         Figura 10 -Tela Lista de fatura

 

 

7.4 Apropriar a despesa               

​     O acesso será feito usando navegadores padrões pela internet  https://siafi.tesouro.gov.br/senha/public/pages/security/login.jsf 

     Informar  Código (CPF)>Senha>caracteres>Clicar em acessar>Concordar.

                                                                                             Figura 11 -Tela SIAFI - Sistema Integrado de Administração Financeira

 

 

 

Inserir no campo  de busca  do lado direito da tela principal ,a rotina “INCDH” – Incluir Documento Hábil ou através  da opção “MENU GERAL” da aba localizada do lado esquerdo da tela, clicar

sobre “Contas a Pagar e Receber”, “Compromissos”, em seguida em “Documento Hábil” e logo depois em “Incluir documento hábil”.

 Inserir no campo “Tipo de documento” a sigla “NP”, e clicar em “Confirmar”.

                                                                                                Figura 12 -Tela Incluir Documento Hábil-INCDH

 

 

Preencher as lacunas da aba “Dados Básicos”, onde o campo “Código do Credor” refere-se ao CNPJ do fornecedor ou prestador de serviço, e a opção “Dados de Documento de Origem” referem-se à (s) nota(s) fiscal(is), fatura(s), recibo(s) e afins.

Na opção Dados de Documentos de Origem>Clicar sobre incluir. Preencher todos os campos desta aba, para cada nota fiscal, fatura ou recibo do processo. Emitente>Data de emissão>Nº do documento de origem (Nota Fiscal), valor.  clicar em confirmar.

                                                                                       Figura 13 -Tela Dados Básicos

 

Após a inserção de todos os documentos do pagamento, inserir no campo observação, informações pertinentes ao pagamento. Tais como :Nº do processo, tipo de serviço, nº da Nota Fiscal, data de emissão da nota, nome da empresa, Unidade (Requisitante do serviço), CNPJ e valor bruto. Clicar em Confirmar dados básicos.

                                                                                    Figura 14 -Tela Confirmar dados básicos

 

 7.5 Principal com Orçamento

Acessar a opção “Principal com Orçamento” e informar no campo “Situação” a DSP desejada ou clicar na lupa para pesquisar.

NOTA: No caso de pagamento de faturas de serviços, a situação será DSP001.

 Preencher as informações do empenho e subelemento nos campos próprios, informar liquidado "SIM". Informar o valor, confirmar

Informar o valor, confirmar.

NOTA: esse procedimento deverá repetir-se para cada empenho a ser utilizado para o pagamento das despesas.

                                                                                Figura 15 -Tela Principal com Orçamento

 

 

 

 A “lupa” serve para selecionar as opções disponíveis no sistema. A tela abaixo demonstram as opções disponíveis para o campo “Variação Patrimonial Diminutiva” e “Contas a Pagar”

com suas respectivas explicações no SIAFI. O campo “Variação Patrimonial Diminutiva” irá variar conforme o tipo de fatura a ser paga.

                                                                              Figura 16 -Tela Variação Patrimonial

 

 

 

Esclarecimentos no SIAFI sobre o campo Variação Patrimonial Diminutiva e “Contas a Pagar”

                                                                                         Figura 17 -Tela Conconta

 

7.6 Dedução

Acessar a aba “Dedução”. Preencher todos os campos da respectiva aba.

informar no campo " Situação" o código (DDF 001). Para pagamento de serviços com Telefonia, adicionar data para vencimento e pagamento e o código de recolhimento do DARF que é 6190.

"Lista de Recolhedores: Recolhedor (CNPJ). Base de Cálculo (Valor total dos serviços prestados). Valor da Receita (adicionar a alíquota 9.45% se for telefonia). Outros credores, verificar o percentual a ser aplicado. Informar no campo “Observação” as informações pertinentes ao pagamento” Nº do processo, unidade, emissão, valor, CNPJ, nome do credor. Clicar em confirmar."

                                                                                          Figura 18 -Tela  Dedução

 

 

 

Após a confirmação, clicar sobre a opção operação Pré- Doc. Ir em Recurso>Clicar na seta (Opção 3). Período de Apuração (Data da Apropriação). Conferir: Recolhedor, Base de cálculo, Valor da receita. Clicar em confirmar.

                                                                      

                                                                                Tela 19-Pré-doc da dedução

 

 

 

7.7 Dados de Pagamento

Acessar a aba “Dados de Pagamento”.

Inserir “00000000000191 Banco do Brasil” para pagamento de telefonia. No campo valor, inserir o valor líquido do documento> confirmar. Outros credores, verificar.

                                                                                  Figura 20 -Tela  Dados de Pagamento

 

 

Clicar sobre a opção “Pré doc -dados de pagamento ”.Inserir as informações solicitadas nos campos referentes ao domicílio bancário, Tipo de OB” OB fatura”, data de pagamento” a data corrente” Número da Lista ”Nº gerado no Atulf”,Domicílio bancário do favorecido ”001, domicílio bancário do pagador ”001” confirmar.

                                                                                  Figura 21 -Tela  Pré-doc dos dados de pagamento

 

 

 

7.8 Centro de Custo

Acessar a aba “Centro de Custo”

Ir em Itens pendentes de informações de centro de custos >Informar mês de Referência >Mês da emissão da fatura.>Ano de Referência >Ano corrente.

UG Beneficiada >UGR do Empenho.>Em seguida incluir.

                                                                                             

                                                                                    Figura 22-Tela Centro de Custo

Registrar no Relatório de Apropriação e Termo de Pagamento o número da “NP” e “NS” geradas automaticamente pelo SIAFI.

Atualizar lista no  Atulf – Atualiza lista de fatura , antes de entrar no GERCOMP para efetuar o pagamento. Conforme figura 05,tela comando Atulf.Em seguida colocar nº da lista enter / F2/confirmar. Voltar ao SEI – Sistema Eletrônico de informações  para colher nº da NP listado no Relatório de Apropriação e Termo de Pagamento COGEAD/SEPAG.

 

 

 

7.9 Gercomp

Acessar a rotina “GERCOMP”.

Confirmar no CONDH>Consultar NP > Enter .Clicar na aba do lado direito>digitar GERECOMP

                                                                                              Figura 23 -Tela  Gercomp

 

 

 

 Habilitar opção “Pagamento” do campo “NATUREZA”.

                                                                                           Figura 24 -Tela  Gerenciar Compromissos -GERCOMP  

               

  

Inserir no campo “TIPO DE DOCUMENTO” a sigla “NP” e no campo seguinte, o número da NP emitida a partir do cadastro do(s) pagamento(s) realizados no item  7.4 -Tela 13 Dados Básicos;

Clicar em “PESQUISAR”.

                                                                                             Figura 25 -Tela  tipo de Documentos   

 

 

 

Habilitar a Opção “RTotalmente realizado” no campo “Opção de realização” e em seguida clicar em “Executar”. No campo vinculação, colocar a vinculação informada na autorização do pagamento.

                                                                                        Figura 26 - Tela Realizar pagamento

 

 

 

Inserir a  vinculação de pagamento, conforme autorização da chefia do Departamento Econômico e Financeiro -DEFIN e Ordenador de despesa .Em seguida confirmar;

Registrar no Relatório de apropriação e Termo de  pagamento no SEI , o número da “OP” gerado automaticamente pelo SIAFI.

                                                                                                                       

                                                                                                       Figura 27 - Tela Vinculação

 

 

                        

                                                                                           Figura 28 : Tela Resumo de Execução.

 

 

7.10 Relatório de Apropriação e Termo de Pagamento COGEAD/SEPAG

Após a finalização do pagamento, ir no Relatório de Apropriação e Termo de Pagamento COGEAD/SEPAG, na Aba Menu pesquisa, no SEI-Sistema Eletrônico de Informações, clicar no processo que foi executado o pagamento, inserir o número da OP- Ordem de Pagamento e Darf-Documento de Arrecadação de Receitas Federais” gerado automaticamente pelo SIAFI>GERCOMP.

                                                                                                                                                            

                                                                    Figura 29 - Tela Relatório de Apropriação e Termo de Pagamento

 

A OB - Ordem Bancária, será gerada pelo sistema, após a execução do “GEROP-Gerenciar Ordem de Pagamento”, executado pelo Ordenador de Despesa e Gestor Financeiro. Incluir no Relatório Para Apropriação no dia seguinte o nº da OB, conferir todas as informações pertinentes ao pagamento no Relatório de Apropriação, estando de acordo, assinar e enviar ao COGEAD/SEREC.

 

 

8. Registros

Não se aplica.

 

 

09. Anexos 

Não se aplica.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por NILCEIA ARAÚJO DE OLIVEIRA, Prestadora de Serviço, CPF: 086.284.957-89, em 14/06/2023, às 10:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por MARCUS VINICIUS MENDONCA DE MEDEIROS, Chefe do Serviço de Tesouraria Substituto(ª), em 14/06/2023, às 14:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Luciana Vivorio Cardoso, Chefe do Serviço de Tesouraria, em 14/06/2023, às 14:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por MARIA DE LOURDES FERRAZ HELEODORO, Chefe do Departamento Econômico e Financeiro, em 14/06/2023, às 16:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por FLAVIA SILVA, Coordenador(ª) Geral de Administração, em 16/06/2023, às 16:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 25380.003741/2022-60 SEI nº 2164507