Cogead
Coordenação – Geral de Administração
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GESTOR DO DOCUMENTO Defin/Secon |
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CÓDIGO DO PROCEDIMENTO RMP 020003200/009 |
Nome do responsável pela elaboração
Maria da Conceição Costa Lara
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Nome do responsável pela revisão
Luciene Ferreira da Silva
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Nome do responsável pela validação
Roberto Viana Pereira
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Nome do responsável pela aprovação
Maria de Lourdes Ferraz Heleodoro
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VIgência: DOIS ANOS |
VERsão: 03/2023 |
Histórico de Revisões |
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N° da Versão |
Descrição e/ou itens alterados |
00 |
Criação do Processo |
01 |
Processo passou do QPR para o Bizagi |
02 |
Revisão do Processo (metodologia e atividades) |
03 |
Regras do negócio não se aplica; Item 2.1.2 Inclusão da conta contábil 218913603 e Serviço de Tesouraria; Item 2.1.8 inclusão de "emitir um documento hábil - DT (Documento de Recolhimento/Reembolso)"; Item 2.1.10 inclusão de "deve estornar a despesa para o saldo do empenho de origem"; Item 2.1.11 inclusão de "conta 218913603 zerada"; Item 2.2 inclusão de "SETES -Serviço de Tesouraria "; Item 3 inclusão do Registro DT. |
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Sumário
1 Identificação
2. Elementos do processo
2.1. Itens do fluxograma
2.1.1 Ordens Bancárias Canceladas
2.1.2 Identificar valores das Ordens Bancárias
2.1.3 Verificar origem da Ordem Bancária
2.1.4 Verificar dados bancários
2.1.5 Desvio Exclusivo
2.1.6 Atualizar dados bancários
2.1.7 Informar dados bancários atualizados
2.1.8 Processo finalizado
2.1.9 Receber dados atualizados
2.1.10 Desvio Exclusivo
2.1.11 Realizar nova contabilização (necessita de novo pagamento)
2.1.12 Realizar pagamento
2.1.13 Processo finalizado
2.1.14 Estornar a despesa (Não necessita de novo pagamento)
2.1.15 Processo Finalizado
2.2 Atores
2.3 Áreas de Interação
3 Registros
4 Anexos
1 Identificação
Processo:
Gestão Orçamentária e Financeira - Contabilidade.
Sub-Processo:
Identificar Ordens Bancárias Canceladas.
Responsáveis:
Defin/Secon
Defin/Setes
Clientes:
Defin/Secon
Regras do negócio:
Não se aplica
2. Elementos do processo
2.1 Itens do fluxograma
2.1.1 Ordens Bancárias Canceladas
O processo inicia-se com a identificação das ordens bancárias canceladas.
2.1.2 Identificar valores das Ordens Bancárias
O analista contábil deve acessar semanalmente o sistema SIAFI e identificar os valores de Ordens Bancárias cancelados e devolvidos na conta contábil 218913603.
2.1.3 Verificar origem da Ordem Bancária
Após a identificação desses valores, deve verificar junto ao Serviço de Tesouraria a origem da Ordem Bancária. Estes valores referem-se à salário de servidor, bolsa de estudo ou bolsa de estágio.
2.1.4 Verificar dados bancários
A Tesouraria deve contatar a COGEPE e solicitar os dados das Ordens Bancárias que foram devolvidas e verificar se há necessidade de inclusão de novos dados bancários.
2.1.5 Desvio Exclusivo
Permite duas instâncias no processo: Necessita inclusão de novos dados ou não necessita inclusão de novos dados.
2.1.6 Atualizar dados
A Tesouraria atualiza os dados bancários de acordo com o retorno da Cogepe.
2.1.7 Informar dados bancários atualizados
O Analista Contábil informa os novos dados para a contabilidade - Defin/Secon.
2.1.8 Processo finalizado
O processo finaliza-se com o envio dos dados atualizados.
2.1.9 Receber dados atualizados
O Analista contábil recebe os novos dados bancários.
2.1.10 Desvio Exclusivo
Permite duas instâncias no processo: Necessita de novo pagamento ou não necessita de novo pagamento.
2.1.11 Realizar nova contabilização (necessita de novo pagamento)
O Analista contábil deve acessar o Sistema SIAFI e emitir um documento hábil - DT (Documento de Recolhimento/Reembolso) para realização de um novo pagamento e envia para a Tesouraria realizar novo pagamento.
2.1.12 Realizar pagamento
A Tesouraria deve acessar o Sistema SIAFI, abrir a DT (Documento de Recolhimento/Reembolso) emitida pela contabilidade, realizar a alteração dos novos dados bancários e efetuar o pagamento.
2.1.13 Processo finalizado
O processo finaliza-se com a realização do novo pagamento.
2.1.14 Estornar a despesa (Não necessita de novo pagamento)
Em casos de pagamentos feitos indevidamente, o analista Contábil deve estornar a despesa para o saldo do empenho de origem, através de documento hábil no sistema SIAFI.
2.1.15 Processo Finalizado
O processo finaliza-se com a conta 218913603 zerada.
2.2 Atores
Analista Contábil
SETES -Serviço de Tesouraria
2.3 Áreas de Interação
Defin/Secon
Defin/Setes
3 Registros
Identificação |
Armazenamento |
Proteção |
Recuperação |
Código de classificação |
Tempo de retenção |
Disposição |
DT (Documento de Recolhimento/Reembolso) |
Siafi Web |
login e Senha |
condh |
Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido |
Tempo de retenção associado a sua classificação |
A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação |
4 Anexos
Anexo I - Fluxograma do Processo Identificar Ordens Bancárias Canceladas
| Documento assinado eletronicamente por Maria da Conceição da Costa Lara, Prestador(a) de Serviços, em 22/06/2023, às 08:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por LUCIENE FERREIRA DA SILVA, Prestador(a) de Serviço, CPF: 020.955.767-21, em 22/06/2023, às 09:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por Roberto Viana Pereira, Chefe do Serviço de Contabilidade, em 22/06/2023, às 10:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por MARIA DE LOURDES FERRAZ HELEODORO, Chefe do Departamento Econômico e Financeiro, em 27/06/2023, às 14:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.fiocruz.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2178153 e o código CRC 534AF303. |
Após a impressão a cópia deste documento passa a ser considerada como "Cópia não Controlada".
Referência: Processo nº 25380.003802/2022-99 |
SEI nº 2178153 |