Timbre

 

Cogead

Coordenação – Geral de Administração

 

 

Título: 

 

Identificar Ordens Bancárias Canceladas

 

GESTOR DO DOCUMENTO

Defin/Secon

CÓDIGO DO PROCEDIMENTO

RMP 020003200/009

 

Nome do responsável pela elaboração

 

Maria da Conceição Costa Lara

 

 Nome do responsável pela revisão

 

Luciene Ferreira da Silva

 

 Nome do responsável pela validação

 

Roberto Viana Pereira

 

 Nome do responsável pela aprovação

 

Maria de Lourdes Ferraz Heleodoro

 

 

VIgência: DOIS ANOS

VERsão:

03/2023

 

Histórico de Revisões

N° da Versão

Descrição e/ou itens alterados

00

 Criação do Processo

01

 Processo passou do QPR para o Bizagi

02

 Revisão do Processo (metodologia e atividades)

03

Regras do negócio não se aplica; Item 2.1.2 Inclusão da conta contábil 218913603 e Serviço de Tesouraria; Item 2.1.8 inclusão de "emitir um documento hábil - DT (Documento de Recolhimento/Reembolso)"; Item 2.1.10 inclusão de "deve estornar a despesa para o saldo do empenho de origem"; Item 2.1.11 inclusão de "conta 218913603 zerada"; Item 2.2 inclusão de "SETES -Serviço de Tesouraria "; Item 3 inclusão do Registro DT.

 

 

 

 Sumário

 

1 Identificação

2. Elementos do processo

2.1. Itens do fluxograma

2.1.1  Ordens Bancárias Canceladas

2.1.2  Identificar valores das Ordens Bancárias

2.1.3 Verificar origem da Ordem Bancária

2.1.4 Verificar dados bancários

2.1.5  Desvio Exclusivo

2.1.6 Atualizar dados bancários

2.1.7 Informar dados bancários atualizados

2.1.8 Processo finalizado

2.1.9  Receber dados atualizados

2.1.10 Desvio Exclusivo

2.1.11  Realizar nova contabilização (necessita de novo pagamento)

2.1.12 Realizar pagamento

2.1.13 Processo finalizado

2.1.14 Estornar a despesa (Não necessita de novo pagamento)

2.1.15 Processo Finalizado

2.2  Atores

2.3  Áreas de Interação

3 Registros

4 Anexos

     

 

1 Identificação

Processo:

Gestão Orçamentária e Financeira - Contabilidade.

 

Sub-Processo:

Identificar Ordens Bancárias Canceladas.

 

Responsáveis:

Defin/Secon

Defin/Setes

 

Clientes:

Defin/Secon

 

Regras do negócio:

Não se aplica 

 

2. Elementos do processo

2.1 Itens do fluxograma

2.1.1 Ordens Bancárias Canceladas

O processo inicia-se com a identificação das ordens bancárias canceladas.

 

2.1.2  Identificar valores das Ordens Bancárias

O analista contábil deve acessar semanalmente o sistema SIAFI e identificar os valores de Ordens Bancárias cancelados e devolvidos na conta contábil 218913603.

 

2.1.3 Verificar origem da Ordem Bancária

Após a identificação desses valores, deve verificar junto ao Serviço de Tesouraria a origem da Ordem Bancária. Estes valores referem-se à salário de servidor, bolsa de estudo ou bolsa de estágio.

 

2.1.4  Verificar dados bancários

A Tesouraria deve contatar a COGEPE e solicitar os dados das Ordens Bancárias que foram devolvidas e verificar se há necessidade de inclusão de novos dados bancários.

 

2.1.5  Desvio Exclusivo

Permite duas instâncias no processo: Necessita inclusão de novos dados ou não necessita inclusão de novos dados.

 

2.1.6  Atualizar dados

A Tesouraria atualiza os dados bancários de acordo com o retorno da Cogepe.

 

2.1.7 Informar dados bancários atualizados

O Analista Contábil informa os novos dados para a contabilidade - Defin/Secon.

 

2.1.8 Processo finalizado

O processo finaliza-se com o envio dos dados atualizados.

 

2.1.9  Receber dados atualizados

O Analista contábil recebe os novos dados bancários.

 

2.1.10  Desvio Exclusivo

Permite duas instâncias no processo: Necessita de novo pagamento ou não necessita de novo pagamento.

 

2.1.11  Realizar nova contabilização (necessita de novo pagamento)

O Analista contábil deve acessar o Sistema SIAFI e emitir um documento hábil -  DT  (Documento de Recolhimento/Reembolso) para realização de um novo pagamento e envia para a Tesouraria realizar novo pagamento.

 

2.1.12 Realizar pagamento

A Tesouraria deve acessar o Sistema SIAFI, abrir a DT (Documento de Recolhimento/Reembolso) emitida pela contabilidade, realizar a alteração dos novos dados bancários e efetuar o pagamento.

 

2.1.13 Processo finalizado

O processo finaliza-se com a realização do novo pagamento.

 

2.1.14  Estornar a despesa (Não necessita de novo pagamento)

Em casos de pagamentos feitos indevidamente, o analista Contábil deve estornar a despesa para o saldo do empenho de origem, através de documento hábil  no sistema SIAFI.

 

2.1.15   Processo Finalizado

O processo finaliza-se com a conta 218913603 zerada.

 

2.2  Atores

Analista Contábil

SETES -Serviço de Tesouraria 

 

2.3  Áreas de Interação

Defin/Secon

Defin/Setes

 

3 Registros

Identificação

Armazenamento

Proteção

Recuperação

Código de classificação

Tempo de retenção

Disposição

DT (Documento de Recolhimento/Reembolso)

Siafi Web 

login e Senha

condh

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido

Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação

 

4 Anexos

Anexo I - Fluxograma do Processo Identificar Ordens Bancárias Canceladas


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maria da Conceição da Costa Lara, Prestador(a) de Serviços, em 22/06/2023, às 08:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por LUCIENE FERREIRA DA SILVA, Prestador(a) de Serviço, CPF: 020.955.767-21, em 22/06/2023, às 09:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Roberto Viana Pereira, Chefe do Serviço de Contabilidade, em 22/06/2023, às 10:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por MARIA DE LOURDES FERRAZ HELEODORO, Chefe do Departamento Econômico e Financeiro, em 27/06/2023, às 14:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.fiocruz.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2178153 e o código CRC 534AF303.



Após a impressão a cópia deste documento passa a ser considerada como "Cópia não Controlada".  

Referência: Processo nº 25380.003802/2022-99                                                                                                                                                     

SEI nº 2178153