Timbre

 

Cogead

Coordenação – Geral de Administração

 

                                                                                                                                   

TÍTULO:

Avaliar Documentos

GESTOR DO DOCUMENTO

Degias/Sica/Sam

CÓDIGO DO PROCEDIMENTO

RMP 020001230/006

 

Nome do responsável pela elaboração

Jaqueline Machado Ribeiro

Nome do responsável pela revisão

Elizete Rosa Dotto

Maria da Conceição Silva Pereira de Oliveira

Patrícia da Silva Guimarães

Nome do responsável pela validação

Valdemir Florêncio Lopes

Nome do responsável pela aprovação

Osvaldo Luiz de Oliveira Raymundo

 

VIGÊNCIA:  DOIS ANOS

VERSÃO:

06/2023

 

HISTÓRICO DE REVISÕES

N° da versão

Descrição e/ou itens alterados

00

Criação do procedimento

01

Procedimento alterado de QPR para ferramenta Bizagi

02

Revisão do processo – Metodologia e atividade

03

Conforme análise crítica do gestor do documento, foi verificado a necessidade de adequações no processo

04

Item 2.16 Alteração no título do elemento do processo; Item 2.1.7 Mudança nos critérios de acondicionamento dos documentos; Exclusão do elemento “Revisar Processo (Antigo 2.1.8 da Ver. 03/2019); Item 2.1.8 Exclusão das notas 1 e 2; 2.1.9 Inserido texto do processo de eliminação. 

05

Item 1 Alteração Subprocesso; Alteração Regras do Negócio; Item 2.1.8 e Item 2.1.9: Exclusão do elemento “Arquivo Nacional”; “Inclusão do elemento Fiocruz”. 

06

Foram readequadas as atividades do item 2.1.1 ao item 2.1.8; Foi classificado como "Equipe de Avaliação e Colaboradores Capacitados" o ator do procedimento no item 2.2; Foi incluída a interação no item 2.3.1 Seção de Arquivo e Microfilmagem - Sam; Os antigos itens 2.4 e 3 foram renumerados para item 3 Registros e item 4 Anexos; Foi alterado o Anexo I – Fluxograma do Processo Avaliar Documentos.

 

 

Sumário 

1 Identificação

2 Elementos do processo

2.1 Itens do fluxograma

2.1.1  Demanda Interna

2.1.2  Planejar avaliação

2.1.3  Classificar e Selecionar

2.1.4  Atribuir prazo de guarda

2.1.5  Controlar avaliação documental

2.1.6  Realizar seleção documental

2.1.7  Elaborar a LED

2.1.8  Finalizar Processo

2.2 Atores

2.3 Áreas de Interação

2.3.1 Seção de Arquivo e Microfilmagem - Sam

3 Registros

4 Anexos

 

 

Identificação

 

Processo:

Gerenciar Documentos Administrativos.

 

Subprocesso:

Avaliar Documentos.

 

Responsáveis:

Sam – Seção de Arquivo e Microfilmagem.

 

Clientes:

Não se aplica.

 

Regras do negócio:

ARQUIVO Nacional. Código de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos relativo às atividades meio do Poder Executivo Federal. Aprovado pela Portaria nº 47 de 14/02/2020 do Arquivo Nacional. https://www.gov.br/conarq/pt-br/legislacao-arquivistica/portarias-federais/portaria-no-47-de-14-de-fevereiro-de-2020;

FUNDAÇÃO Oswaldo Cruz. Código de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos relativos às Atividades Finalísticas da Fundação Oswaldo Cruz. Aprovado pela Portaria nº 328 de 08/11/2018 do Arquivo Nacional. Publicada no Diário Oficial da União, Seção 1, nº 217 de 12 de novembro de 2018;

ARQUIVO Nacional. Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ. Resolução nº 40, de 9 de dezembro de 2014. Dispõe sobre os procedimentos para a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos – SINAR. https://www.gov.br/conarq/pt-br/legislacao-arquivistica/resolucoes-do-conarq/resolucao-no-40-de-9-de-dezembro-de-2014-alterada;                                            

ARQUIVO Nacional. Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ. Resolução nº 44, de 14 de fevereiro de 2020. Dá nova redação aos artigos 1º, 2º e 3º e respectivos anexos 1, 2 e 3 da Resolução nº 40, de 9 de dezembro de 2014. https://www.gov.br/conarq/pt-br/legislacao-arquivistica/resolucoes-do-conarq/resolucao-no-44-de-14-de-fevereiro-de-2020.

 

 

Elementos do processo

 

2.1 Itens do fluxograma

 

2.1.1 Demanda Interna

O processo é iniciado através de planejamento interno que define qual conjunto de documentos será avaliado, de acordo com a prioridade da gestão documental.

 

 

2.1.2  Planejar Avaliação

A avaliação documental inclui a classificação e seleção (separação física dos documentos a serem preservados e/ou eliminados).

 

 

2.1.3  Classificar e Selecionar

O documento é classificado com base nos itens 1 e 2 da Regras do Negócio.

 

 

2.1.4  Atribuir prazo de guarda

Após definido o código de classificação por assunto, é atribuído ao documento, o prazo de guarda e destino. O prazo de guarda e destino é identificado nos itens 1 e 2 da Regras do Negócio.

 

 

2.1.5  Controlar avaliação documental

O controle da avaliação é descrito em Excel para controle interno. 

 

 

2.1.6  Realizar seleção documental

A seleção consiste em separar os documentos por prazo de guarda, garantindo a gestão documental.

 

 

2.1.7  Elaborar a LED

Os documentos a serem eliminados são descritos na Listagem de Eliminação de Documentos (LED), que se encontra disponível nos itens 3 e 4 da Regras do Negócio.

 

 

2.1.8  Finalizar Processo

A atividade de eliminação física é realizada após as exigências técnicas, administrativas e legais orientadas pela CPADA/Fiocruz, ocorrendo a fragmentação dos documentos, após a publicação do Edital de Eliminação de Documentos no Diário Oficial da União (DOU).

 

 

2.2 Atores

 

 

2.3 Áreas de Interação

 

2.3.1 Seção de Arquivo e Microfilmagem - Sam

Responsável por realizar a avaliação do documento.

 

 

 

3 Registros

Não Aplicável.                                                                                                                                                                            

 

 

4 Anexos

Anexo I - Fluxograma do Processo Avaliar Documentos.

 


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Documento assinado eletronicamente por JAQUELINE MACHADO RIBEIRO, Prestadora de Serviço, CPF: 106.312.777-73, em 17/07/2023, às 13:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por ELIZETE ROSA DOTTO, Tecnologista em Saúde Pública, em 17/07/2023, às 15:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA PEREIRA DE OLIVEIRA, Prestadora de Serviço, CPF: 740.371.107-68, em 17/07/2023, às 16:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por VALDEMIR FLORÊNCIO LOPES, Chefe da Seção da Arquivo e Microfilmagem, em 18/07/2023, às 09:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por OSVALDO LUIZ DE OLIVEIRA RAYMUNDO, Chefe do Departamento de Gestão da Informação Administrativa e Assessoria, em 19/07/2023, às 08:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 25380.001982/2021-93                                                                                                                                                     

SEI nº 2864764