Cogead
Coordenação – Geral de Administração
TÍTULO: Gestão de Mudanças |
GESTOR DO DOCUMENTO Degias/Agequali |
CÓDIGO DO PROCEDIMENTO PG 020001420/006 |
Nome do responsável pela elaboração Maria da Conceição da Costa Lara |
Nome do responsável pela revisão Maria de Fátima Alves Arraes |
Nome do responsável pela validação Osvaldo Luiz de Oliveira Raymundo |
Nome do responsável pela aprovação Flávia Silva |
VIGÊNCIA: DOIS ANOS |
VERSÃO: 03/2023 |
HISTÓRICO DE REVISÕES |
|
N° da versão |
Descrição e/ou itens alterados |
00 |
Criação do procedimento. |
01 |
Item 8 - Foram alterados todos os controles para o registro Relatório Técnico e no item 9 - foi excluído o Anexo I - Modelo de Relatório Técnico porque o documento foi migrado para o SEI. Foi excluída a logomarca PEG do Modelo de Relatório por determinação da Coordenação devido ao término do Programa de Excelência em Gestão. |
02 |
Item 7.1 - Foram incluídos os 3° e 4° parágrafos com objetivo de definir quais situações os gestores devem aplicar a gestão de mudanças , foi alterado o item referenciado do PG 020001420/001 - Controle de Documentos e Registros, em função da mudança estrutural do documento e incluído o processo SEI, no qual o modelo de Relatório Técnico foi disponibilizado; item 7.3.3.3 foi considerado cronograma elaborado dentro do Teams exportado para o Excel; 7.3.4.3 Documentos - a ata da Reunião Departamental foi substituída pela ata de Reunião Cogead porque trata-se de acompanhamento por parte da equipe do projeto e no item 8 - foi incluída a ata de Reunião da Cogead e alterados os controles armazenamento, proteção e recuperação devido a migração dos modelos dos documentos terem sido migrados para o Sistema Eletrônico de Informação (SEI). |
03 |
Itens 3 e 7.5.3.3 - foi incluído o POP 020001420/001 - Elaboração de Documentos; item 5 - foi incluído a sigla RdM (Requisição de Mudança) e sua definição; Item 7.1 - o terceiro parágrafo foi excluído porque foi criado o item 7.3 a fim de detalhar a classificação de mudanças; item 7.3 - Classificação, foi incluído; item 7.4 foi incluído a fim de esclarecer os tipos de mudanças; item 8 - foi incluído o formulário de RdM; item 8 foram excluídos os registros Ata de Reunião - Conselho Deliberativo (CD), Ata Reunião Departamental e Ata Reunião da Cogead porque estes registros são do PG 020001420/001 - Controle de Documentos e Registros e no item 9 - incluído o Anexo I - Requisição de Mudança. |
|
|
|
|
|
|
Sumário
1 Objetivo
2 Documentos de referência
3 Documentos complementares
4 Campo de aplicação
5 Sigla e definições
6 Autoridades e responsabilidades
7 Descrição
7.1 Premissas
7.2 Objetivo da Gestão da Mudança
7.3 Tipos de mudança
7.4 Classificação de mudanças
7.4.1 Natureza das mudanças
7.4.2 Prioridade das mudanças
7.5 Etapas da metodologia
7.5.1 Entendimento da mudança
7.5.1.1 Atividades
7.5.1.2 Responsável
7.5.1.3 Envolvidos
7.5.1.4 Documentos
7.5.2 Planejamento da Gestão da Mudança
7.5.2.1 Atividades
7.5.2.2 Responsável
7.5.2.3 Documentos
7.5.3 Execução das ações de GM
7.5.3.1 Atividades
7.5.3.2 Responsável
7.5.3.3 Documentos
7.5.4 Monitoramento das ações de GM
7.5.4.1 Atividades
7.5.4.2 Responsável
7.5.4.3 Documentos
7.6 Sistemas
8 Registros
9 Anexos
1 Objetivo
Estabelecer diretrizes para que as mudanças ocorram de forma estruturada na Coordenação-Geral de Administração - Cogead.
NBR ISO 9001:2015 - Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos.
PG 020001420/005 - Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Cogead;
PG 020001420/001 - Controle de Documentos e Registros;
PP 020001430/001 - Gerir Comunicação;
PP 020001300/001 - Gerir Recursos Humanos;
POP 020001420/001 - Elaboração de Documentos;
POP 020001420/002 - Gestão de Riscos e Controles Internos.
Este procedimento se aplica a toda Coordenação-Geral de Administração - Cogead.
ASCOM - Assessoria de Comunicação;
Atores - Aqueles que interagem com a Equipe de GM do projeto atuando no planejamento, na execução ou monitoramento das ações de GM, fornecendo dados e/ou sofrendo os impactos referentes ao objeto da implantação do projeto. Podem ser também chamados de partes interessadas;
Clientes - Unidades Fiocruz, incluindo a própria Cogead;
Direcionadores - Orientações e encaminhamentos definidos pelos atores para nortear o planejamento da GM. Podem ser expectativas, preocupações, recomendações ou definições as quais são analisadas pela equipe de GM e transformadas em diretrizes e pontos de atenção;
Equipe de Gestão da Mudança - Recursos destacados para atuarem no planejamento e na execução das ações de GM do projeto;
Marco - Um ponto ou evento significativo no projeto;
Mudança - É uma ação geradora de uma nova situação que pode afetar pessoas, processos ou a organização;
Gestão da Mudança (GM) - É um conjunto de processos estruturados para facilitar o planejamento, execução e consolidação de melhorias, inovações e modificações a nível organizacional, com vistas a suavizar impactos negativos e maximizar benefícios almejados. É essencialmente multidisciplinar. Mesmo quando realizada por facilitadores dedicados, ela vai envolver pessoas em todos os níveis organizacionais, em muitos casos de mais de um setor.
RdM - Requisição de Mudança;
SGT - Serviço de Gestão do Trabalho;
Patrocinador - Principal parte interessada na implantação de um projeto, caracterizado sobretudo como sendo o defensor institucional da realização do projeto; O patrocinador deve ser alguém comprometido com a mudança, sendo o responsável final pelo propósito e pelos objetivos.
Projeto - O que se tem a intenção de fazer; desígnio; intento; plano de realizar qualquer coisa.
Projeto (definição PMBOK) - Um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.
Público - Conjunto de pessoas impactadas pela nova solução e, consequentemente, foco das ações de GM.
6 Autoridades e responsabilidades
Degias/Agequali - Orientar as áreas como as mudanças devem ser realizadas na Cogead.
Áreas Cogead - Realizar as mudanças de forma planejada e sistemática.
7.1 Premissas
A metodologia deve ser aplicada aos projetos de todas as áreas da Cogead, onde for diagnosticada a necessidade de aplicação de GM.
Toda mudança identificada deve ser registrada na RdM, submetida à aprovação e acompanhada nas reuniões, esta última de acordo com o tipo de mudança, descrita no item 7.3.
Os resultados das análises críticas sobre as mudanças devem ser discutidos e registrados nas atas das reuniões previstas do SGQ da Cogead.
Quando a Unidade Cogead aplica a gestão de mudanças, aumenta a probabilidade de alcançar os seus objetivos com o menor impacto possível sobre os colaboradores.
Uma gestão de mudança consistente e responsável analisa todos os impactos possíveis. Dessa forma os líderes conseguem prever melhor os imprevistos, mensurar os riscos e o quanto a organização está se expondo ou não para executar a mudança, além das adaptações necessárias.
7.2 Objetivo da Gestão da Mudança
A Gestão da Mudança (GM) tem por objetivo promover uma mudança planejada e administrada, minimizando os impactos nas pessoas e na organização e permitindo alcançar os níveis de desempenho desejados no mais curto espaço de tempo possível.
Os principais objetivos da GM, são:
identificar e avaliar os principais impactos decorrentes das mudanças e propor ações para mitigá-los;
identificar os atores envolvidos e determinar suas necessidades e expectativas para o processo de mudança;
avaliar e administrar resistências;
conscientizar sobre os benefícios da nova solução;
apoiar o tratamento de riscos à implantação da nova solução, conforme previsto no POP 020001420/002 - Gestão de Riscos e Controle Internos;
obter o comprometimento dos profissionais impactados direta ou indiretamente;
comunicar de forma clara os benefícios que os colaboradores terão com a mudança do processo, segundo o PP 020001430/001 - Gerir Comunicação;
capacitar as pessoas envolvidas no processo de transformação, conforme estabelecido no PP 020001300/001 - Gerir Recursos Humanos para que possam desempenhar suas atribuições adequadamente após a implantação da nova solução.
7.3 Tipos de mudança
A RdM deve ter um escopo claramente definido e documentado. Para tanto, o tipo de mudança deve ser registrado de forma correta no momento da abertura da RdM. O tipo de mudança indica a extensão do risco que uma determinada mudança pode causar no ambiente, levando em consideração sua natureza, complexidade, pessoas envolvidas, esforço, exposição a falhas e quantidade de colaboradores/Unidades.
Compulsória - são mudanças que devem ser implementadas de acordo com o prazo definido pelo demandante, como por exemplo: mudança de sistemas do governo, legislação, deliberações da Fiocruz e outras que mudem a forma de execução de um processo da Cogead. Registro deve feito por meio de RdM. Acompanhamento deve ser feito nas reuniões do Conselho Deliberativo e/ou Departamental.
Planejada - são mudanças oriundas de análises críticas que visam a melhoria contínua do SGQ da Cogead, como por exemplo: mudanças de sistema e/ou organizacionais que envolvam todas as áreas da Cogead ou pelo menos duas áreas, otimização de processos. Registro deve feito por meio de RdM. Acompanhamento deve ser feito nas reuniões do Conselho Deliberativo e/ou Departamental.
Normal - são mudança internas dos processos das áreas da Cogead, como por exemplo: mudanças no processo da área, mas que não afetem outras áreas. Registro deve feito por meio de RdM. Acompanhamento deve ser feito nas Reuniões Interna e/ou Departamental.
7.4 Classificação de mudanças
7.4.1 Natureza das mudanças
Mudança de sistemas;
Mudança de legislação;
Mudança organizacional;
Mudança de execução de um processo finalístico da Cadeia de Valor da Cogead;
Otimização de processos e
Outras que o sistema identifique pertinente.
7.4.2 Prioridade das mudanças
Os tipos de mudanças caracterizam-se quanto a sua prioridade, tendo como base seu impacto e sua urgência. Essa classificação de prioridade é utilizada para decidir quais mudanças devem ser discutidas, avaliadas e implantadas.
Nesta etapa o gestor da área, com o apoio da Equipe da Agequali, deve avaliar os riscos da mudança quanto ao impacto e urgência, conforme estabelecido no POP 020001420/002 - Gestão de Riscos e Controle Internos.
7.5 Etapas da metodologia
A metodologia de GM da Cogead busca alcançar seus objetivos por meio de quatro etapas: Entendimento da Mudança, Planejamento da GM, Execução das Ações e Monitoramento das Ações.
Figura 1 - Etapas da metodologia
7.5.1 Entendimento da mudança
O Entendimento da Mudança corresponde ao momento em que a área tem contato com a mudança pretendida, por esta razão é a primeira etapa da metodologia. Definir uma estratégia para a gestão da mudança e planejar as ações para o processo dependem do entendimento do percurso que será percorrido.
Na verdade, mais importante que planejar a GM é entendê-la. Um Entendimento mal feito pode levar a ações equivocadas, fora do momento certo, na sequência incorreta, entre outras, além de poder deixar públicos de fora da GM, omitir impactos importantes ou desperceber direcionadores importantes. Por mais eficiente que seja o planejamento, os resultados não podem ser bons, pois o input foi aquém do desejado.
7.5.1.1 Atividades
Entendimento da situação atual - descrição, problemas, motivos para a mudança, entre outros.
Entendimento da situação pretendida - descrição, objetivo, abrangência, escopo, benefícios, entre outros.
Entendimento do projeto - equipe, plano de trabalho (marcos, prazos), produtos, estratégia de implantação, entre outros.
7.5.1.2 Responsável
Gestor da área Cogead.
7.5.1.3 Envolvidos
Patrocinador, Gestor da área Cogead e Agequali.
Após o entendimento da mudança, a RdM (Anexo I) deve ser preenchida e aprovada pela gestor da área responsável pela mudança.
7.5.1.4 Documentos
Após a avaliação do tipo de mudança (RdM), o gestor obterá uma classificação quanto ao acompanhamento e a forma de registro da mudança.
Resultado igual >=6 - O gestor deverá registrar por meio de Projeto, conforme estabelecido no PG 020001420/005 - Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Cogead, com apoio da Equipe de Projetos;
Resultado entre 5 e 4 - O gestor deverá registrar por meio de Relatório Técnico (modelo disponível no Sistema Eletrônico de Informações - SEI): Processo Gestão da Qualidade: Elaboração e Controle de Documentos), com apoio da Equipe da Agequali;
Resultado <= 3 - O gestor deverá registrar por meio de Ata de Reunião Interna ou Departamental, de acordo com as orientações dadas no PG 020001420/001 - Controle de Documentos e Registros.
7.5.2 Planejamento da Gestão da Mudança
A etapa de Planejamento da GM começa com a definição das estratégias. Com base nos direcionadores e impactos são traçadas as Estratégias de GM, de Envolvimento e de Capacitação. Envolvimento trabalha o comprometimento dos públicos que serão impactados com a mudança e engloba ações de sensibilização e comunicação, de acordo com o PP 020001430/001 - Gerir Comunicação. Capacitação trata de definir como fornecer conhecimentos e habilitar as pessoas para o desempenho de novas atribuições ou para as novas formas de atuação após a mudança.
A Estratégia de GM apresenta as diretrizes e os pontos de atenção que vão direcionar as ações, estabelecer o grau de comprometimento que os públicos devem alcançar, modelar a governança da GM - os canais de relacionamento entre os atores do projeto e a equipe de GM, bem como, os fluxos de aprovação das ações - e definir as bases do monitoramento de eficiência e de eficácia que será aplicado às ações de GM ao longo do projeto.
O ponto fundamental da Estratégia de Envolvimento é a definição da abordagem para cada público. Nesta estratégia é determinado o objetivo que a GM tem com este público e, para atingi-lo, quais canais serão usados e quais mensagens serão passadas.
Quando houver parceria com Degias/ASCOM, este deve contribuir com a Estratégia de Envolvimento, definindo, com base nas mesmas informações, os canais de comunicação institucional que devem ser usados para cada público. Conforme descrito PP 020001430001 - Gerir Comunicação é responsável pela comunicação institucional e a GM, em atuação junto às lideranças dos projetos, é responsável pela comunicação de projeto.
Na Estratégia de Capacitação o ponto fundamental é a definição dos eventos de capacitação. Partindo dos impactos levantados, são identificadas as necessidades de capacitação.
Se houver capacitação em projetos internos à Cogead, que afetem apenas a força de trabalho da unidade (toda ou em parte), deve ser estabelecia parceria com o Degias/SGT para execução das atividades de treinamento, seguindo as orientações do procedimento PP 020001300001 - Gerir Recursos Humanos.
7.5.2.1 Atividades
Definir as diretrizes gerais para GM do projeto.
7.5.2.2 Responsável
Com base na classificação obtida no item 7.5.1.4, os responsáveis abaixo devem ser envolvidos para:
Projeto - Gestor da área da Cogead, Equipe de GM e áreas: Agequali, Projetos, Ascom e SGT;
Relatório Técnico - Gestor da área da Cogead, Equipe de GM, Agequali, ASCOM e SGT, estas duas últimas áreas envolver se aplicável;
Ata de Reunião Interna ou Departamental - Gestor da área da Cogead, Equipe de GM e Agequali.
7.5.2.3 Documentos
Relatório Técnico ou documentos do Projeto, este último em conformidade com o PG 020001420/005 - Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Cogead.
7.5.3 Execução das ações de GM
Concluída a etapa de planejamento, é iniciada a execução das ações de GM. Elas devem seguir os prazos e a qualidade planejados e para isso devem ser monitoradas quanto à eficiência e à eficácia.
7.5.3.1 Atividades
Planejamento e execução das ações/prazos definidos no cronograma.
7.5.3.2 Responsável
Gestor da área da Cogead e Equipe de GM.
7.5.3.3 Documentos
Cronograma (Gantt, Ms Project ou em Excel)
Para os cronogramas definidos dentro da ferramenta Teams, o responsável pelo projeto deve exportar o arquivo para o Excel e versionar o cronograma, após cada alteração realizada no documento, de acordo com o item 7.3.3.3 Outros modelos de documentos do POP 020001420/001 - Elaboração de Documentos.
7.5.4 Monitoramento das ações de GM
Tão logo sejam iniciadas as ações de GM, deve começar também o monitoramento, a fim de garantir que o planejamento esteja no rumo correto ou, havendo necessidade, que o planejamento seja revisado.
O monitoramento das ações de GM deve avaliar dois aspectos: eficiência e eficácia das ações.
O monitoramento de eficiência permite fazer correções de rumo da GM, porém, por medir basicamente os desvios do planejamento, são apenas correções pontuais.
Os prazos definidos no cronograma, normalmente coordenados pelo responsável do projeto, quando são avaliados não apenas o cumprimento, mas também as causas dos atrasos e as dependências de outras atividades.
O monitoramento da eficácia das ações de GM determina se as ações estão produzindo resultados positivos no processo de mudança, pela medição de reação das pessoas envolvidas – usuários finais, equipe do projeto, clientes, entre outros. Os resultados das ações são positivos quando se verifica um aumento do entendimento e da percepção da mudança ou quando se comprova a mitigação de um ou mais impactos.
7.5.4.1 Atividades
Monitorar o cumprimento das ações de GM planejadas, nos prazos planejados e nos níveis de qualidade pretendidos.
7.5.4.2 Responsável
Gestor da área da Cogead, Equipe de GM, Agequali e Projetos, esta última área, quando aplicável.
7.5.4.3 Documentos
Atas das Reuniões da Cogead entre as áreas envolvidas na GM.
7.6 Sistemas
Sistema Eletrônico de Informação (SEI).
Tabela 1 - Registros
Identificação |
Armazenamento |
Proteção |
Recuperação |
Código de classificação |
Tempo de retenção |
Disposição |
Requisição de Mudança (RdM)
|
Pasta de rede da área |
Login e senha |
Backup |
Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido |
Tempo de retenção associado a sua classificação |
A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação. |
Sistema Eletrônico de Informação (SEI) |
Login e senha |
Nº do processo SEI |
Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido |
Tempo de retenção associado a sua classificação |
A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação. |
|
Relatório Técnico |
Sistema Eletrônico de Informação (SEI) |
Login e senha
|
Nº do processo SEI |
Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido |
Tempo de retenção associado a sua classificação |
A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação. |
Cronograma
|
Pasta de rede da área |
Login e senha |
Backup |
Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido |
Tempo de retenção associado a sua classificação |
A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação. |
Sistema Eletrônico de Informação (SEI) |
Login e senha |
Nº do processo SEI - Título/versão |
Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido |
Tempo de retenção associado a sua classificação |
A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação. |
Anexo I - Requisição de Mudança (RdM).
| Documento assinado eletronicamente por Maria da Conceição da Costa Lara, Prestador(a) de Serviços, em 29/08/2023, às 10:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por MARIA DE FATIMA ALVES ARRAES, Prestador(a) de Serviço, CPF: 026.234.957-42., em 29/08/2023, às 10:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por OSVALDO LUIZ DE OLIVEIRA RAYMUNDO, Chefe do Departamento de Gestão da Informação Administrativa e Assessoria, em 29/08/2023, às 20:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por FLAVIA SILVA, Coordenador(ª) Geral de Administração, em 04/09/2023, às 16:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.fiocruz.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3019607 e o código CRC 841D8261. |
Após a impressão a cópia deste documento passa a ser considerada como "Cópia não Controlada".
Referência: Processo nº 25380.001626/2021-70 | SEI nº 3019607 |