Timbre

Cogead

Coordenação – Geral de Administração

                                                                                                                                   

TÍTULO:

Realização do Pagamento de Servidores da Fiocruz -

Folha de pagamento

GESTOR DO DOCUMENTO

Defin/Setes

CÓDIGO DO PROCEDIMENTO

POP 020003300-11

 

Nome do responsável pela elaboração

Elaine Leonesse

Marcus Vinicius  Mendonça de Medeiros

Nome do responsável pela revisão

Luciana Vivório Cardoso

Nome do responsável pela validação

Maria de Lourdes Ferraz Heleodoro

Nome do responsável pela aprovação

Flávia Silva 

 

VIGÊNCIA:  DOIS ANOS

VERSÃO:

01/2023

 

HISTÓRICO DE REVISÕES

N° da versão

Descrição e/ou itens alterados

00

Criação do documento

01

Não houve alteração no documento. A versão foi gerada para inclusão no SEI.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sumário

1 Objetivo

2 Documentos de referência

3 Documentos complementares

4 Campo de aplicação

5 Siglas e definições

6 Autoridades e responsabilidades

7 Descrição

7.1 Elaboração – Folha de pagamento

7.1.1 Acessar Siafi HOD

7.2 Novo Siafi

7.3 Acessar a aba Dados de Pagamento

7.4 Acessar o Gercomp

8 Registros

9 Anexos

 

 

1 Objetivo

Definir e padronizar as práticas para a realização do pagamento de servidores da Fiocruz – folha de pagamento.

 

2 Documentos de referência

Manual do SIAFI (www.tesouro.fazenda.gov.br)

Instrução Normativa SRF nº1234, de 11 de janeiro de 2012 (http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/2012/in12342012.htm)

 COMPRASNET (http://www.comprasnet.gov.br/).

 

3 Documentos complementares

Não se aplica 

 

4 Campo de aplicação

Aplica-se ao Serviço de Tesouraria da Cogead.

 

5 Siglas e definições

6 Autoridades e responsabilidades

A execução das rotinas previstas neste POP está sob a responsabilidade do Serviço de Tesouraria da Cogead.

Foi elaborado com base nos princípios da Cogepe

 

7 Estrutura dos documentos 

7.1 . Elaboração  – Folha de pagamento

 Analisar os relatórios necessários à operacionalização da folha de pagamento, conforme abaixo:

Após a conferência das informações dos relatórios, devemos iniciar o cadastramento da lista de credores e lista de bancos. Podendo inicar o cadastro por qualquer relatório, devendo somente ser realizado todos os necessários.

Cadastramos conforme o Relatório de Crédito de Consignações Individualizadas.

 

7.1.1 Acessar Siafi HOD

 

O acesso ao Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI).

Será feito usando navegadores padrões pela internet https://hod.serpro.gov.br/a83016cv/hodcivws/hodcivws.html

Acessar Rede Serpro >Código (CPF)>Senha>caracteres>Clicar em avançar.

                                                                                                         Figura 01 - Tela Rede Serpro

Clicar em SIAFI -Sistema de Administração Financeira> Código (CPF)>Senha>sistema (o ano do acesso), enter.

                                                                                          Figura 2 - Tela Acesso SIAFI

                                                                                                    Figura 03 -Tela ATULC

 

  ATULC – atualiza lista de credores.

Inserir o comando “ATULC” – atualiza lista de credores.

Nota: esse comando é utilizado para o caso de bancos não conveniados à Fiocruz. Atualmente é utilizado para os casos de pensão vitalícia.

 

Campos UG Gestão e  Número da Lista.

Preencher os campos “Ug Gestão”, “Número da Lista”, de acordo com o Relatório de Crédito de Consignações Individualizadas – emitido e enviado mensalmente pela Sepag-Cogepe e “Tipo de Pagamento”, onde neste último deve ser preenchida a opção “1”.

                                                                          Figura 04-Tela UG Gestão e Número da Lista

 

Preencher os campos “Credor/favorecido”, inserindo os cpfs dos beneficiados, “Domicílio Bancário” e “Valor”, de acordo com o Relatório de Crédito de Consignações Individualizadas e com o Relatório de Crédito de Servidores – ambos emitidos e enviados mensalmente pela Sepag-Cogepe.

                                                                                 Figura 5- Tela Campos Credor/favorecido

                                                                                    Figura 06-Tela Confirmar informações do credor 

                        

 Conferir dados e confirmar a operação através do comando “S”.     

Inserir o comando “CONLC” – Consulta Lista de Credores

 Preencher o campo “UG/Gestão” e posteriormente inserir o nº da lista gerada no campo “Lista”.

                                                                                          Figura 07-Tela Campo UG/Gestão

                                                                                                     Figura 08-Tela Consulta Lista de Credores                                                                                                                                                                                                

 

 Inserir o comando “ATULB”–atualiza lista de bancos.

Nota: esse comando é utilizado para o caso de bancos conveniados à Fiocruz.

Atualmente é utilizado para os casos de pensão vitalícia.

                                                                                                          Figura 09-Tela comando atulb

 Preencher os campos “Unidade Gestão”, “Modalidade”- onde deverá ser preenchido com o comando “F” de folha, e o campo “número da lista”.

                                                                                                 Figura 10-Tela  Modalidade                                                                                   

                                                                                Figura 11-Tela modalidade de lista 

 Realizar o preenchimento dos campos destacados em vermelho, como exemplo na tela abaixo:

                                                                                           Figura 12- Tela Atualiza lista de banco                                                                                                                                                                                         

                                                                                 Figura 13 - Tela Confirmar cópia 

 Conferir se as informações inseridas estão corretas e inserir “s” no campo “Confirma Cópia”.

Cadastramento das consignatárias com convenio

                                                                            Figura 14- Tela comando  ATULC 

Inserir o comando “ATULC” – atualiza lista de credores, para inserir as informações das consignatárias.

Preencher os campos “ Unidade Gestão”, “Tipo de Pagamento”- onde deverá ser preenchido com o comando “1”, e o campo “número da lista.

                                                                                  Figura 15-Tela Campo CNPJ

 Preencher os campos “CNPJ”, Domicílio Bancário” e “Valor”, de acordo com a Relação de Consignatárias – emitida e enviada mensalmente pelo Secon-Cogead.

                                                                                                  Figura 16 -Tela Domicílio bancário

 

 Conferir os dados e confirmar a operação, através do comando “S”.

Nota: Faz-se necessária a confirmação do item acima, para cada tela.

Inserir o comando “ATULB” – atualiza lista de bancos

                                                                                                           Figura 17-Tela Comando ATULB

 Preencher os campos “Unidade Gestora”, “Gestão”, “Número da Lista” e “Modalidade”, que deverá ser preenchido com a letra “C” de folha.

                                                                                Figura 18 -Tela Modalidade lista . 

 Conferir se as informações inseridas estão corretas e inserir “s” no campo “Confirma Cópia.

                                                                                                Figura 19-Tela Confirma cópia 

Conferir se as informações inseridas estão corretas e inserir “s” no campo “Confirma Cópia.

 Encaminhar, via correio eletrônico, os números das listas geradas nos procedimentos acima ao Secon, para a geração do documento hábil “FL”.

Nota: com base nas listas enviadas pelo Setes, Secon gera as “Fls” e informa os respectivos números ao Setes.

 

 7.2 Novo Siafi

Acessar o novo Siafi https://siafi.tesouro.gov.br/senha/public/pages/security/login.jsf

Inserir no campo de busca da tela principal a rotina “Condh”.

                                                                                              Figura 20-Tela Condh

 Preencher os campos “Ano”, “Tipo” e “Número”, informando o nº da folha gerado no novo Siafi, pelo SECON, na planilha intitulada como “Resumo da Folha”.

                                                                                                      Figura 21-Tela informações do documento

7.3   Acessar a aba “Dados de Pagamento”

                                                                                  Figura 22-Tela dados de pagamento

  Inserir os dados de pagamento dos bancos.

NOTA: na tela abaixo, cada favorecido corresponde a um banco, onde as informações serão inseridas por banco, através do comando “Pré-doc”.

                                                                                                   Figura 23-Tela inserir banco

 Realizar o rateio dos valores por banco e por “Fls” geradas pelo Secon, de acordo com as Relações de Crédito de Servidores e de Pensionistas encaminhados pelo Sepag -Cogepe.

Nota: as telas a seguir demonstrarão apenas como exemplo, o cadastro da Caixa Econômica e do Bradesco.

                                                                                                       Figura 24-Tela OB folha

                                                                        

                                                                            Figura 25-Tela domicílio bancário 

                                                                                     Figura 26-Tela domicílio bancário Fopag

                                                                             Figura 27-Tela alterar domicílio Hábil 

 7.4 Acessar o Gercomp 

                                                                                                          Figura 28-Tela comunica

 

 Preencher os campos “ano”, “Tipo” e “Número”, da folha.

                                                                              Figura 29-Tela Gerenciar compromissos Gercomp

 Marcar todos os pagamentos que aparecerem automaticamente.

 No campo “Opção de Realização” habilitar a opção “R” para todos os pagamentos que aparecerem automaticamente.

 Clicar sobre a opção “Executar”.

 

                                                                                                                                               Figura 30-Tela Gercomp

Nota: automaticamente o sistema mostrará os números das OBs referentes ao pagamento da folha de pessoal.

                                                                                                              Figura 31-Tela Resumo de Execução

08 Registros

Não se aplica

 

09 Anexos

Não se aplica

 

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ELAINE APARECIDA LEONESSE, Prestador(a) de Serviços, em 31/10/2023, às 15:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por MARCUS VINICIUS MENDONCA DE MEDEIROS, Chefe do Serviço de Tesouraria Substituto(ª), em 31/10/2023, às 16:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Luciana Vivorio Cardoso, Chefe do Serviço de Tesouraria, em 07/11/2023, às 11:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por MARIA DE LOURDES FERRAZ HELEODORO, Chefe do Departamento Econômico e Financeiro, em 07/11/2023, às 12:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por ALEX LIMA DE CARVALHO, Coordenador(ª) Geral de Administração Substituto(ª), em 07/11/2023, às 15:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.fiocruz.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2186643 e o código CRC 515489D4.



Após a impressão a cópia deste documento passa a ser considerada como "Cópia não Controlada".  

Referência: Processo nº 25380.003847/2022-63 SEI nº 2186643