Cogead
Coordenação – Geral de Administração
TÍTULO: Descarte de resíduos de material de consumo "Perigosos" e "Não perigosos" armazenados no Almoxarifado Central da Cogead |
GESTOR DO DOCUMENTO DECOM/SEAM |
CÓDIGO DO PROCEDIMENTO IT 020005300/003 |
Nome do responsável pela elaboração
Camilla Figueiredo |
Nome do responsável pela revisão
Adriano Roriz
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Nome do responsável pela validação
Alex Carvalho
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Nome do responsável pela aprovação
Flávia Silva
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VIGÊNCIA: DOIS ANOS |
VERSÃO: 04/2024 |
HISTÓRICO DE REVISÕES |
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N° da versão |
Descrição e/ou itens alterados |
00 |
Criação do procedimento. |
01 |
Adequação ao novo modelo, inclusão "de material de consumo" no título, substituição das imagens das telas do sistema antigo para s novas telas do sistema SGA WEB ALMOXARIFADO. |
02 |
Ajuste textual para melhor entendimento por parte dos usuários; Retirado do item 3 Documento complementar "Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde COGIC" por não fazer mais parte do processo; Retirado a linha "Verificar os materiais a serem descartados nos locais de origem" da responsabilidade da COGIC item 6.2, por não fazer mais parte do processo. A classificação do documento foi alterada de POP para IT (Instrução de Trabalho) por se tratar de execução de tarefa. |
03 |
Documento revisado. Sem alterações necessárias. |
04 |
Com o objetivo de permitir uma visão ampla e integrada de todo o ciclo logístico, garantindo uma administração mais eficiente e unificada, o código deste documento até então relacionado ao Seam/Sard, IT 020005310/003, foi alterado para IT 020005300/003 sendo atribuído diretamente ao Seam - Serviço de Administração de Materiais - responsável pela gestão centralizada de todas as atividades relacionadas aos materiais, incluindo a aquisição, controle de estoque, distribuição e descarte. |
Sumário
1 Objetivo
2 Documentos de referência
3 Documentos complementares
4 Campo de aplicação
5 Siglas e definições
6 Autoridades e responsabilidades
6.1 Almoxarifado Central / COGEAD é responsável por:
6.2 COGIC é responsável por:
7 Descrição
7.1 Solicitação de descarte através do Sistema DIRAC WEB:
8 Registros
9 Anexos
1 Objetivo
Orientar a execução do processo de solicitação de descarte dos resíduos "perigosos" e "não perigosos" armazenados no Almoxarifado Central / COGEAD pelo sistema DIRAC WEB.
2 Documentos de referência
PP 020005300/001 – Gerir Suprimentos.
3 Documentos complementares
Não se aplica.
4 Campo de aplicação
Este POP se aplica ao Almoxarifado Central da Coordenação-Geral de Administração - COGEAD da Fiocruz.
5 Siglas e definições
COGEAD - Coordenação-Geral de Administração;
COGIC - Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi;
DIRAC WEB - Sistema Integrado de Administração do Campus – SIAD;
OS - Ordem de Serviço
POP - Procedimento Operacional Padrão;
SEAM - Serviço de Administração de Materiais;
SGA WEB - Sistema de Gerenciamento de Amostras.
6 Autoridades e responsabilidades
6.1 Almoxarifado Central / COGEAD é responsável por:
- Identificar os materiais vencidos ou danificados;
- Identificar e comunicar ao proprietário do item através de e-mail;
- Receber do proprietário o memorando com a solicitação de descarte dos itens que deverão ser baixados por perda (material vencido ou danificado) no Sistema SGA WEB Almoxarifado, contendo código, descrição, lote e validade dos itens;
- Realizar a baixa por perda do(s) item(ns) no SGA WEB Almoxarifado;
- Verificar se os itens para descarte, são classificados como "perigosos" (exemplo : pilha, bateria, inflamáveis, reagente) ou "não perigosos" (papel, plástico, embalagem longa vida, livros e outros);
- Solicitar através do Sistema DIRAC WEB (COGIC), descarte dos materiais e suas respectivas quantidades.
6.2 COGIC é responsável por:
- Receber a solicitação de descarte, através do Sistema DIRAC WEB;
- Agendar a data para recolhimento dos materiais;
- Recolher os materiais que deverão ser descartados.
7 Descrição
7.1 Solicitação de descarte através do Sistema DIRAC WEB:
Figura 1 - Tela de acesso
- Acessar endereço eletrônico http://diracweb.fiocruz.br/acesso/logon.asp;
- Inserir os dados de acesso;
- Clicar no botão “Conectar”.
Figura 2 - Tela de seleção de opção
- Selecionar a aba “ORDEM DE SERVIÇO”, “GESTÃO AMBIENTAL”;
Figura 3 - Tela de gestão ambiental
- Clicar no botão “Incluir”.
Figura 4 - Tela de seleção de serviços
- Selecionar no campo “Serviços” a opção “SERVIÇO DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS PERIGOSOS”;
- Selecionar no campo “Tipo de Serviços” a opção referente aos materiais a serem descartados;
- Clicar no botão “Gravar”.
Figura 5 - Tela de preenchimento de OS
- Selecionar no campo “Unidade” a opção “COGEAD”;
- Selecionar no campo “Departamento/Área” a opção “002000000 – COGEAD – Coordenação-Geral de Administração”;
- Selecionar no campo “Pavilhão” a opção “SEAM/DIRAD – ALMOXARIFADO CENTRAL”;
- Selecionar no campo “Setor/Laboratório” a opção “* NÃO ENCONTRADO”;
- Digitar no campo abaixo “PAVILHÃO PAULO SARMENTO – COGEAD”;
- Clicar no campo “Nome Contato” preencher com o nome e sobrenome do solicitante;
- Clicar no campo “E-Mail” preencher com o e-mail do solicitante;
- Clicar no campo “Telefone” preencher com o telefone do solicitante;
- Clicar no campo “Sala” preencher com a sala do solicitante”;
- Clicar no campo “Observação” preencher com as observações pertinentes a solicitação;
Obs.: As informações a serem selecionadas nos campos pertencentes ao “Dados da Solicitação”, deverão ser preenchidos de acordo com materiais a serem descartados e caso tenha mais de um tipo de material a ser descartado do mesmo grupo, o solicitante deverá clicar no botão “Incluir”;
- Clicar no botão “Gravar”.
Tabela I – Registros
Identificação |
Armazenamento |
Proteção |
Recuperação |
Código de classificação |
Tempo de retenção |
Disposição |
Relatório Sistêmico: Ordem de Serviço para Descarte de Material de Consumo "OS"
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Sistema DIRAC WEB
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Login e Senha
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Número da OS, histórico de solicitações do sistema DIRAC WEB. |
Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido. |
Tempo de retenção associado à sua classificação. |
A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação. |
Não se aplica.
Documento assinado eletronicamente por Camilla Gonçalves Figueiredo, Prestador(a) de Serviço, em 17/07/2024, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Adriano Bernardo de Sá Roriz, Analista de Gestão em Saúde, em 18/07/2024, às 06:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Paulo Roberto de Souza Lopes, Chefe do Departamento de Operações Comerciais Substituto(ª), em 18/07/2024, às 09:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por FLAVIA SILVA, Coordenador(ª) Geral de Administração, em 18/07/2024, às 16:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.fiocruz.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4070707 e o código CRC F6B7B7CC. |
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Referência: Processo nº 25380.002310/2021-03 | SEI nº 4070707 |