Timbre

 

Cogead

Coordenação – Geral de Administração

 

 

Título:

Realizar Contratação / Aquisição Através de Dispensa ou Inexigibilidade

 

GESTOR DO DOCUMENTO

DECOM/SEAC

CÓDIGO DO PROCEDIMENTO

RMP 020005100/003

Nome do responsável pela elaboração

Lorenzo Theodoro Borges

 Nome do responsável pela revisão

Renato Tristão dos Santos

 Nome do responsável pela validação

Alex Lima de Carvalho

 Nome do responsável pela aprovação

Alex Lima de Carvalho

 

VIgência: DOIS ANOS

VERsão:

04/2022

 

Histórico de Revisões

N° da Versão

Descrição e/ou itens alterados

 00

 Criação do processo.

 01

 Processo passou do QPR para o Bizagi

 02

 Revisão do Processo (metodologia e atividades).

 03

 Revisão do Processo (atividades) - Inclusão do fluxo inexigibilidade.

 04

Atualização do modelo de procedimento utilizado para Relatório de Mapeamento de Processos;

A Seção de Gestão de Processos (SEGEP) foi retirada do processo, devido a extinção da seção;

A Gestão de Contratos (GESCON) teve suas atribuições transferidas ao atual Serviço de Formalização de Contratos;

Item 1 - Alteração do Processo de Gestão de Compras para Gerir Compras; Retirada a Lei nº 8.666/1993 das regras de negócio e incluídas a lei nº 14.133/2021 e a Instrução Normativa nº 67/2021;

Item 2 - Atualização do sistema SGA para SGA Compras; O itens relacionados a etapa de verificação de viabilidade de adesão por ata foram substituídos pelo subprocesso "Verificar Viabilidade de Adesão por Ata", que refere-se ao RMP 020005100/001 - Aderir por Ata; Foram alterados os valores estimados para haver possibilidade de compra por dispensa de licitação, conforme Lei 14.133/2021;

Item 2.1.6 - Alteração do descritivo, citando a Instrução Normativa nº 65/2021 para realização de pesquisa de preço para compor preço estimado;

Item 2.1.11 - Alteração no desvio exclusivo, passando de dispensa/inexigibilidade até 8 mil reais ou dispensa/inexigibilidade acima de 8 mil reais com obrigação futura para dispensa a pronta-entrega ou inexigibilidade ou dispensa com obrigação futura;

Item 2.1.12 - A necessidade de elaboração de minuta de contrato ou documento instrumento hábil passou a ser para processos de contratação/aquisição através de dispensa com obrigação futura ou inexigibilidade;

Item 2.1.14 - Alteração do título da atividade de analisar apontamentos para analisar resposta;

Item 2.1.15 - Inserção de desvio exclusivo baseado na resposta da Procuradoria Federal, podendo ser não há apontamento, há apontamento ao SEAC, há apontamento ao requisitante;

Item 2.1.23 - Alteração do timer de aguardar regularização do fornecedor para aguardar 5 dias;

Item 2.1.25 - Inserção da atividade selecionar novo fornecedor, caso continue a irregularidade;

Item 2.1.27 - Alteração da atividade enviar para empenho para o subprocesso Empenhar, desempenhado pela Seção de Orçamento (DEFIN/SEOR);

Item 2.1.30 - Alteração do desvio exclusivo de processo de compras até 8 mil reais/compras acima de 8 mil reais de pronta entrega com prazo até 30 dias (não possuem contrato) ou Processo de compras acima de 8 mil reais e com obrigação futura (possuem contrato) para possui contrato ou não possui contrato;

Item 2.1.37 - Alteração da atividade enviar processo ao GESCON para formalização de contrato pra o subprocesso Formalizar Contratos, desempenhado pelo Serviço de Formalização de Contratos (DECOM/SEFCON);

Item 2.2 - Alteração dos atores, retirando Analista de Gestão de Saúde e incluindo o DEFIN/SEOR e o DECOM/SEFCON;

Item 3 - Inserção da Tabela I - Registros;

Item 4 - Alteração no Anexo I - Fluxograma do Processo Realizar Contratação / Aquisição Através de Dispensa ou Inexigibilidade.

 

 

 

 

 

 Sumário

 

Relacionar somente o número do item e o título correspondente. Não deve conter numeração de página. Por se tratar de um documento elaborado no Sistema Eletrônico de Informação – SEI, este não enumera páginas.

 

1      Identificação

 

Processo:

Gerir Compras;

 

Subprocesso:

Realizar contratação/aquisição através de dispensa ou inexigibilidade;

 

Responsáveis:

Requisitantes;

Procuradoria Federal (PF);

Serviço de Administração de Compras (SEAC);

Seção de Compras Especializadas (SEAC/SECOMP);

Setor de Análise de Mercado (SEAC/SEANAM);

Setor Operacional de Compras (SEAC/SEOPEC);

Serviço de Orçamentação (DEFIN/SEOR);

Serviço de Formalização de Contratos (DECOM/SEFCON).

 

Clientes:

Requisitantes.

 

Regras do negócio:

Lei N°8.666/1993 – Lei Geral de Licitações e Contratações Públicas.

Portaria 013/2014 - Define diretrizes para orientar a gestão de compras nacionais e internacionais da Diretoria de Administração;

Lei nº 14.133/2021 - Lei de Licitações e Contratos Administrativos;

Instrução Normativa nº 67/2021 – Institui o Sistema de Dispensa Eletrônica.

 

2      Elementos do processo

 

2.1     Itens do fluxograma

 

2.1.1  Pedido de Compras 

O Pedido de Compras é aberto no SGA Compras pelo requisitante, ele que dará início ao processo. 

Entrada: Pedido no SGA.

 

2.1.2  Verificar Viabilidade de Adesão por Ata

O SEAC Verificar a viabilidade de Adesão por Ata, segundo o Subprocesso Aderir por Ata (RMP 020005100/001).

 

2.1.3  Desvio exclusivo

Item que indica mais de um caminho a seguir no processo ou decisão: houve adesão por ata ou não houve adesão por ata.

 

Caso haja adesão por ata:

2.1.4  Adesão por Ata

O processo é finalizado, realizando a Adesão por Ata.

 

Caso não haja adesão por Ata:

2.1.5  Desvio exclusivo

Item que indica mais de um caminho a seguir no processo ou decisão: Contratação/aquisição através de dispensa ou Contratação/aquisição através de inexigibilidade.

 

Caso seja dispensa de Licitação:

2.1.6  Realizar Pesquisa de Preços para compor preço estimado

No caso de o requisitante não aceitar o item da Ata de Registro de Preços e/ou não haver ata vigente, a Compra se dará por dispensa de licitação, se o valor estimado for até R$ 54.020,41. Para se chegar no valor estimado será feita conforme Instrução Normativa Nº 65/2021 pelo SEANAM. 

 

Para Dispensa de Licitação e para Inexigibilidade:

2.1.7  Finalizar pedido

Após a Pesquisa de Preços, o Analista de Mercado se reúne com o Comprador, que analisa as propostas obtidas e o Mapa de Preços lançados no SGA Compras. Estando todas as propostas válidas e com as condições de acordo com o pretendido, o pedido é finalizado pelo Analista de Mercado no SGA Compras.

No caso de inexigibilidade o analista de mercado fará o lançamento do preço/valor da proposta encaminhada pelo requisitante, pois nessa situação não há fornecedor concorrente.

 

2.1.8  Aguardar processo com RCO

Finalizado o pedido, o setor Requisitante providencia a assinatura da RCO, a pedido do SECOMP, e Abertura do Processo. O Processo é enviado ao SEAC e encaminhado ao SEANAM.

 

2.1.9  Anexar documentação ao processo

O Analista de Mercado irá anexar a pesquisa de preço realizada no processo e as Notas Técnicas pertinentes, se necessário, no SEI e no SGA Compras. 

Entrada: RCO, Mapa de Preços e Notas Técnicas.

 

2.1.10  Analisar Processo

Analisar processo e instrução processual. Após, o processo é encaminhado ao SEOPEC para que seja gerada Ordem de Fornecimento, emitidos os documentos que comprove a habilitação do fornecedor e posterior envio ao SEOR para empenho. Verificar se a RCO possui todas as assinaturas necessárias.

 

2.1.11  Desvio exclusivo

Item que indica mais de um caminho a seguir no processo ou decisão: dispensa a pronta-entrega ou inexigibilidade ou dispensa com obrigação futura.

 

Para inexigibilidade ou dispensa com obrigação futura:

2.1.12  Elaborar minuta de contrato

Para os processos de contratação/aquisição através de dispensa ou inexigibilidade e com obrigação futura será necessária a elaboração de minuta de contrato ou documento instrumento hábil, como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorização de compra ou ordem de execução de serviço. Após, o processo será enviado à Procuradoria para análise. 

A Procuradoria Federal irá realizar a análise processo e enviará seu parecer com apontamentos ao SEAC.

 

2.1.13  Enviar Processo para Procuradoria Federal

O SECOMP deve enviar processo para a Procuradoria Federal.

 

2.1.14  Analisar resposta

Analisar resposta enviada pela Procuradoria que podem ser referentes ao Requisitante e/ou ao SEAC.

 

2.1.15  Desvio exclusivo

Item que indica mais de um caminho a seguir no processo ou decisão: não há apontamento, há apontamento ao SEAC, há apontamento ao requisitante.

 

Caso haja apontamento ao requisitante:

2.1.16  Enviar processo ao Requisitante para atender apontamentos

O processo será devolvido ao requisitante para atendimento dos apontamentos da Procuradoria.

Saída: Processo.

 

2.1.17  Aguardar processo com acertos

Aguardar retorno do processo com acertos feitos pelo requisitante.

Entrada: Processo.

 

Caso haja apontamentos ao SEAC:

2.1.18  Responder apontamentos ao SEAC   

O comprador fará os seus ajustes à minuta do contrato após o retorno do processo do requisitante, conforme apontamentos da Procuradoria Federal. Consolidará as informações e realizará as devidas alterações no processo.

 

Caso não haja apontamentos ou os apontamentos tenham sido sanados ou para dispensa a pronta-entrega:

2.1.19  Encaminhar processo ao SEOPEC

O processo será encaminhado com despacho ao Setor de Análise Operacional, SEOPEC, informando o nome da empresa e o valor para cadastrar a dispensa, ou apontando a inexigibilidade, no caso de não haver concorrente para o fornecedor em questão.

NOTA: Apontar a dispensa ou a inexigibilidade e fornecedor selecionado.

 

2.1.20  Consultar documentos do fornecedor

Consultar documentação para verificar regularidade do fornecedor. Documentação consultada: Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF), Cadastro Informativo de Créditos não quitados do setor público federal (CADIN), Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS), Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT) e Certidão Negativa de Improbidade Administrativa (CNJ).    

 

2.1.21  Desvio exclusivo

Item que indica mais de um caminho a seguir no processo ou decisão: fornecedor regular ou fornecedor irregular.

 

2.1.22  Solicitar regularização ao fornecedor   

Em caso de fornecedor irregular, o Comprador especialista deverá entrar em contato com fornecedor solicitando sua regularização.

Em caso de prazo cumprido, o processo prossegue às atividades.

Saída: Solicitação de regularização ao fornecedor.


2.1.23  Aguardar 5 dias

Aguardar regularização do fornecedor em até 5 dias úteis.

 

2.1.24  Desvio exclusivo

Item que indica mais de um caminho a seguir no processo ou decisão: fornecedor regular ou fornecedor irregular.

 

Fornecedor Irregular:

2.1.25  Selecionar novo fornecedor

Em caso de não haver a regularização, será selecionado o próximo preço mais vantajoso.

Logo após, retornar ao item 2.1.26

 

Fornecedor regular:

2.1.26  Emitir Ordem de Fornecimento  

A Ordem de Fornecimento gerada no SGA Compras já possui as informações da RCO (número do processo e natureza da despesa). O Analista Operacional fará o lançamento do valor da compra para que seja gerada a Ordem de Fornecimento.

Saída: Ordem de Fornecimento - OF.

 

2.1.27  Empenhar

Após emitir a Nota de Empenho, o Analista de Operação deverá providenciar/solicitar a assinatura da Nota pelo fornecedor.

A Ordem de Fornecimento será anexada ao processo e enviado com despacho ao Serviço de Orçamento-SEOR para realizar o subprocesso Executar Orçamento (Empenho) do DEFIN/SEOR.

 

2.1.28  Distribuir empenho

O SEOPEC irá receber processo do SEOR com Empenho realizado e distribuir empenho.

O fornecedor deverá assinar a Nota de Empenho.

 

2.1.29  Concluir processo      

Para o caso de contratação/ aquisição que não possui contrato, o processo não irá para o SEFCON. O analista operacional irá emitir Extrato de Nota de Empenho, documento com informações (resumo) da Compra: Número do Processo; valor da compra; número do Empenho; natureza da despesa, fonte do recurso, Empresa favorecida (nome e CNPJ) e valor da compra. 

Processo será enviado ao Requisitante para aguardo da entrega da mercadoria. 

 

2.1.30  Desvio exclusivo

Item que indica mais de um caminho a seguir no processo ou decisão: possui contrato ou não possui contrato.

 

Não possui contrato:

2.1.36  Processo Finalizado

Processo enviado ao requisitante

 

Possui contrato:

2.1.37  Formalizar contratos

Para o caso de contratação/aquisição com obrigação futura será necessária a formalização de contrato.

O processo será enviado ao SEFCON e seguirá o Subprocesso Formalizar contratos.

Após elaborar contrato e publicar extrato de contrato no DOU, o SEFCON deverá encaminhar o contrato para o requisitante.

 

2.1.38  Processo Finalizado

O processo é finalizado no SEFCON.

 

2.2     Atores

 

2.3     Áreas de Interação

 

 

3.     Registros

Tabela I – Registros

Identificação

Armazenamento

Proteção

Recuperação

Código de classificação

Tempo de retenção

Disposição

Pedido de Compras 

SGA- Compras

CPF e senha

Número do Pedido 

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Nota Técnica

SEI

Login Único Fiocruz

Número do Processo

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 Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação

Mapa de Preços

SGA- Compras

CPF e senha

Número do Pedido/ Número do Grupo

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 Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação

Processo SEI

SEI

Login Único Fiocruz

Número do Processo

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido

 Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação

Parecer da Procuradoria Federal

SEI

Login Único Fiocruz

Número do Processo

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido

 Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação

Ordem de Fornecimento (OF)

SGA-Compras

CPF e senha

Número do Pedido

Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido

 Tempo de retenção associado a sua classificação

A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação

 

4.      Anexos

Anexo I - Fluxograma do Processo Realizar Contratação / Aquisição Através de Dispensa ou Inexigibilidade.

 

                                                                          


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Documento assinado eletronicamente por LORENZO THEODORO BORGES, Prestador(a) de Serviços, em 19/10/2022, às 09:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por RENATO TRISTAO DOS SANTOS, Chefe do Serviço de Administração de Compras, em 19/10/2022, às 11:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por ALEX LIMA DE CARVALHO, Chefe do Departamento de Operações Comerciais, em 21/10/2022, às 15:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 25380.003536/2022-02                                                                                                                                                     

SEI nº 2111638