Cogead
Coordenação – Geral de Administração
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GESTOR DO DOCUMENTO DECOM/SEFCON
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CÓDIGO DO PROCEDIMENTO RMP 020005500/003
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Nome do responsável pela elaboração
Lorenzo Theodoro Borges |
Nome do responsável pela revisão
Rogério Bezerra
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Nome do responsável pela validação
Paulo Villas Bôas
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Nome do responsável pela aprovação
Alex Lima de Carvalho
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VIgência: DOIS ANOS |
VERsão: 03/2022 |
Histórico de Revisões |
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N° da Versão |
Descrição e/ou itens alterados |
00 |
Criação do procedimento. |
01 |
Foram realizadas melhorias na modelagem. A atividade “receber garantia contratual” foi retirada do fluxograma e constará no texto do relatório. Atividades excluídas: “verificar origem do processo” e desvio: “contratos para Cogead ou para unidade centralizada na presidência”, pois o fluxograma passa a ter um único fim: “processo encaminhado à área ou unidade requisitante.” |
02 |
Alteração do título do documento, De: "Elaborar Termo de Apostilamento" Para: "Formalizar Termos de Apostilamento." Item 1 Identificação (corresponde ao item 1 da versão 01) – Atualização dos Responsáveis, De: Serviço de Gestão de Contratos (SEGECON) Para: Serviço de Formalização de Contratos – SEFCON; Item 2.1.1 (versão 02) - Incluído parágrafo: "O termo de apostilamento é solicitado pelo requisitante com o objetivo de realizar alterações que não modifiquem os termos definidos no edital e pactuados no contrato." Item 2.1.14 Apostilamento finalizado encaminhado à área ou Unidade requisitante (corresponde ao item 2.1.12 da versão 01) - Retirado do texto: "Se até a finalização do apostilamento a garantia contratual for apresentada, será anexada ao processo. Caso não seja apresentada, no despacho de devolução dos autos, o SEGECON informará que até aquela data a garantia não havia sido recebida. Item 2.1.14 (versão 02) - Incluído o parágrafo: "Se na consulta dos documentos de habilitação (ver item 2.1.2 Elaborar termo de apostilamento), foi identificada alguma certidão vencida, no ato da devolução deverá ser realizada nova consulta para verificar se a situação foi regularizada. Se a irregularidade permanecer, essa informação deverá ser incluída no despacho de devolução e a certidão juntada ao processo." |
03 |
Alteração do portal Comprasnet Contratos para Compras.gov.br Contratos. Itens 1, 2.2 e 2.3.1 - Alteração de Áreas ou Unidades Requisitantes para Requisitante, inclusão do DEFIN/SECON; tem 2.1.1 - Retirada a condição para a solicitação do termo de apostilamento pelo requisitante; Item 2.1.3 - Inclusão das partes; Item 2.1.12 - Incluída a atividade realizada pelo DEFIN/SECON no processo, atualização do sistema SIAFI; Item 2.1.14 - Retirada a descrição da ação tomada nos casos em que o contrato possuir previsão de garantia e for realizada alteração de valor; Item 2.1.15 - Retirada a necessidade de inclusão da certidão ao processo.Item 4 - Alteração do Anexo I - Fluxograma do Processo Formalizar Termos de Apostilamento; Item 2.2 - Redefinidos os atores, permanecendo somente o SEFCON e incluindo o DEFIN/SECON; Item 2.3.4 - Incluído o DEFIN/SECON nas áreas de interação após a inclusão da atividade realizada por este no processo. |
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Sumário
2.1.1 Solicitação de termo de apostilamento
2.1.2 Elaborar termo de apostilamento
2.1.3 Disponibilizar para assinaturas das partes
2.1.4 Aguardar conclusão das assinaturas
2.1.6 Cadastrar o contrato
2.1.7 Agendar publicação do Diário Oficial da União - DOU
2.1.8 Aguardar publicação do DOU
2.1.9 Incluir publicação no processo
2.1.10 Atualizar sistema
2.1.11 Encaminhar Termo de Apostilamento com publicação para o SECON/Cogead
2.1.12 Encaminhar apostilamento e publicação para contratada
2.1.13 Incluir despacho de devolução
2.1.14 Apostilamento finalizado encaminhado ao requisitante
2.3.2 Contratada
2.3.3 Representante legal da FIOCRUZ
4. Anexos
Processo:
PP 020005500/001 Formalizar Contratos;
Subprocesso:
Formalizar Termo de Apostilamento;
Responsáveis:
Serviço de Formalização de Contratos - SEFCON, Serviço de Contabilidade (DEFIN/SECON), áreas ou Unidades requisitantes, empresa contratada e representante legal da Fiocruz.
Clientes:
Requisitantes.
Regras do negócio:
Lei 8.666/1993;
Lei 14.133/2021;
IN 05/2017 MPDG/SEGES;
PP 020005500/001 Formalizar Contratos
2.1.1 Solicitação de termo de apostilamento
Receber processo via SGA-Web ou Sistema Eletrônico de Informações - SEI.
A solicitação do termo de apostilamento será efetuada pelo requisitante.
O apostilamento deve ser utilizado nos seguintes casos: Variação do valor contratual decorrente de reajuste previsto no contrato (reajuste através da aplicação de índice específico ou repactuação que é realizado por meio de acordo ou convenção coletiva); compensações ou penalizações financeiras decorrentes das condições de pagamento; empenho de dotações orçamentárias suplementares até o limite do seu valor corrigido; correção de erro material.
2.1.2 Elaborar termo de apostilamento
O termo deve ser elaborado de acordo com a solicitação feita pelo requisitante, conforme despacho no processo, detalhando a(s) alteração(ões) a ser(em) realizada(s). Serão realizadas consultas aos documentos de habilitação da contratada para verificar manutenção das condições de habilitação. Caso seja identificada alguma irregularidade, a contratada será notificada para efetuar a regularização.
2.1.3 Disponibilizar para assinaturas das partes
Processo físico: Encaminhar as 3 vias do termo de apostilamento para assinatura da contratada.
Processo Eletrônico: A disponibilização do instrumento será realizada através da função gerenciar assinaturas externas no SEI. As assinaturas deverão ocorrer impreterivelmente no dia da disponibilização.
Partes: Representante legal da Fiocruz e empresa contratada.
2.1.4 Aguardar conclusão das assinaturas
As assinaturas dos representantes e testemunhas deverão ocorrer impreterivelmente no dia da disponibilização.
Item que indica mais de um caminho a seguir no processo a ser executado paralelamente: Cadastrar o apostilamento no sistema Compras.gov.br Contratos e agendar publicação do Diário Oficial da União - DOU no sistema Compras.gov.br Contratos.
A publicação é realizada durante o cadastramentro do apostilamento.
2.1.6 Cadastrar o apostilamento
Realizar o cadastro do contrato no sistema Compras.gov.br Contratos (https://www.gov.br/compras/pt-br/sistemas/comprasnet-contratos).
2.1.7 Agendar publicação do Diário Oficial da União - DOU
O colaborador deve realizar o agendamento da publicação do Diário Oficial da União - DOU no sistema Compras.gov.br Contratos, na mesma aba de cadastro do contrato.
2.1.8 Aguardar publicação do DOU
Aguardar publicação do Diário Oficial da União (DOU).
2.1.9 Incluir publicação no processo
Incluir nos autos o extrato da publicação do Diário Oficial da União (DOU).
2.1.10 Atualizar sistema
Incluir o Apostilamento com a publicação e atualizar o sistema Consulta Contratos Fiocruz (http://www.dirad.fiocruz.br/contratos/contratos_listagem.php?token=Y3J1ZA== ) com as informações do Termo de Apostilamento.
2.1.11 Encaminhar Termo de Apostilamento com publicação para o SECON/Cogead
Processo físico: O encaminhamento será realizado através de e-mail via outlook.
Processo eletrônico: O encaminhamento será realizado através de e-mail via SEI.
2.1.12 Atualizar sistema
Atualizar sistema SIAFI com as informações do Termo de Apostilamento.
2.1.13 Encaminhar apostilamento e publicação para contratada
Enviar e-mail via SEI para contratada com apostilamento assinado e sua publicação.
Saída: E-mail via SEI.
2.1.14 Incluir despacho de devolução
Para finalizar processo se faz necessário incluir despacho de devolução dos autos.
2.1.15 Apostilamento finalizado encaminhado à área ou Unidade requisitante
Processo finalizado e encaminhado para acompanhamento da execução pela gestão do contrato.
Se na consulta dos documentos de habilitação (ver item 2.1.2 Elaborar termo de apostilamento), foi identificada alguma certidão vencida, no ato da devolução deverá ser realizada nova consulta para verificar se a situação foi regularizada. Se a irregularidade permanecer, essa informação deverá ser incluída nos autos antes do despacho de devolução.
Serviço de Formalização de Contratos - SEFCON;
Serviço de Contabilidade - DEFIN/SECON.
Área ou Unidade responsável em encaminhar ao SEFCON a solicitação do termo de apostilamento.
2.3.2 Contratada
Responsável por assinar o termo de apostilamento.
2.3.3 Representante legal da FIOCRUZ
Responsável por assinar o termo de apostilamento.
2.3.4 Serviço de Contabilidade
Responsável por alterar o sistema SIAFI com as informações do Termo de Apostilamento.
Tabela I – Registros
Identificação |
Armazenamento |
Proteção |
Recuperação |
Código de classificação |
Tempo de retenção |
Disposição |
Termo de apostilamento |
Processo físico e pasta física |
Acesso somente pessoas autorizadas |
Número do Processo ou número do contrato |
Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido |
Tempo de retenção associado a sua classificação |
A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação.
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Termo de apostilamento |
Sistema – Consulta Contratos Fiocruz e
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Acesso via Consulta pública ou Login e senha |
Nome e CNPJ da empresa; número do processo ou número do contrato |
Código de Classificação de acordo com o assunto do Processo que este documento está inserido |
Tempo de retenção associado a sua classificação |
A disponibilidade do documento é definida de acordo com sua classificação. |
Pasta de rede |
Login e senha
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Anexo I – Fluxograma do processo Formalizar Termos de Apostilamento
| Documento assinado eletronicamente por LORENZO THEODORO BORGES, Prestador(a) de Serviços, em 19/10/2022, às 09:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por ROGERIO BEZERRA DA SILVA, Prestador de Serviço, CPF: 104.991.257-89, em 19/10/2022, às 15:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por PAULO DE CARVALHO VILLAS BOAS, Chefe do Serviço de Formalização Contratual, em 21/10/2022, às 15:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| Documento assinado eletronicamente por ALEX LIMA DE CARVALHO, Chefe do Departamento de Operações Comerciais, em 21/10/2022, às 15:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 25380.003201/2021-03 |
SEI nº 2121563 |